Número de radares cresceu 7 vezes mais do que a frota de veículos na Capital

Em 2013, a cidade tinha 587 equipamentos; hoje são 925 e, em 2019, serão 1.456.

As chances de um motorista ser multado dirigindo acima do limite de velocidade na cidade de São Paulo aumentaram desde 2013 por conta da instalação de novos radares nas avenidas da capital.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), existem 925 aparelhos em funcionamento na cidade. Em 2013, eram 587 radares. Neste período, o número de equipamentos para verificar a velocidade dos veículos aumentou 57,5%. Enquanto a frota de carros circulando pela cidade teve aumento de 7,6%. Ou seja, o ritmo do reforço na fiscalização da CET é 7,5 vezes maior que o crescimento da frota.

Com mais radares na cidade, o volume de multas aumentou. No ano passado, a CET aplicou 13,3 milhões de multas de trânsito, sendo 72% delas aplicadas por radares eletrônicos. O volume recorde de autuações supera o total de moradores da cidade, que é de 11,9 milhões segundo estimativa do IBGE. Em 2014, o total de multas foi de 9,3 milhões.

O número de radares eletrônicos em São Paulo vai aumentar ainda mais. Em 2014, a Prefeitura fechou o contrato para a instalação de mais 839 equipamentos até 2019. Deste total, já estão funcionando 308 radares e outros 531 serão instalados.

A CET também registrou um aumento significativo nos atos de vandalismo contra os equipamentos de fiscalização. Em 2014, foram quebrados 38 radares. No ano passado, os vândalos danificaram 115 radares.

Outro lado

A prefeitura de São Paulo informou que o  Programa de Proteção à Vida, iniciado em 2013, contempla uma série de ações para reduzir acidentes e atropelamentos na cidade. A iniciativa inclui várias frentes, como o CET no Seu Bairro, a implantação de Áreas 40, da Frente Segura (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

O programa englobou ainda proposta de ampliar a fiscalização de trânsito para toda a cidade, inclusive para regiões mais distantes do Centro com altos índices de desrespeito e acidentes, além de intensificar a fiscalização nos corredores de ônibus e coibir a invasão dos corredores exclusivos, semáforo vermelho, excesso de velocidade.

Em 21 de março de 2014, houve a assinatura dos contratos referentes à licitação dos novos radares entre a CET e os consórcios vencedores da licitação. O contrato é válido por cinco anos e envolve os serviços de disponibilização, manutenção e operação de 839 radares, divididos em quatro diferentes lotes pela cidade, pelo valor global de R$ 531,6 milhões.

Sobre as normas para a instalação dos radares eletrônicos, a CET informou que segue critérios que garantem a uniformidade, consideram fatores de segurança, fluidez e acessibilidade, além do volume de tráfego, índice de acidentes, geometria e tipo de pavimento da via, por exemplo. Os projetos são elaborados de acordo com o “Manual de Sinalização Urbana”, elaborado pelos técnicos da CET e segue disposições contidas no Código de Trânsito Brasileiro.

Por Juca Guimarães – R7