Número de mortes de motociclistas em Cotia chega a 35,5% do total das vítimas fatais em acidentes

O número de mortes de motociclistas no trânsito de Cotia nos sete primeiros meses de 2017 equivale a 35,5% do total de vítimas fatais nas vias da cidade.

Até julho, 17 pessoas morreram no ano, sendo seis motociclistas. Os dados são do Infosiga, movimento que mapeia os acidentes em todo o estado de São Paulo e mostra mensalmente essas informações.

O relatório não indica quantos acidentes com motos ocorreram na cidade sem vítimas fatais. Se comparado com outras cidades da região, como Barueri e Osasco, o número é bem abaixo dos índices dos nossos vizinhos.

De janeiro a julho, das 17 pessoas que perderam a vida nas vias da cidade, treze foram homens e quatro mulheres. Foram seis casos de acidentes com moto, quatro atropelamentos e sete envolvendo carros (um com bicicleta).

Segundo os Bombeiros de Cotia, que atendem este tipo de ocorrência, a maioria aconteceu na Raposo Tavares.

Orientação aos motociclistas

blitzAgentes do Demutran de Cotia fizeram blitzes educativas nas três regiões do município: Caucaia do Alto, Cotia e Granja Viana nos 28, 29 e 30 de agosto.

A iniciativa teve o objetivo de disseminar informações, orientações e fazer um trabalho de conscientização junto à população de todas as idades.

Além de orientar sobre segurança do motociclista, foram tiradas algumas dúvidas sobre documentação, legislação, entre outros, e uma pesquisa que mostrou que 48% dos motociclistas abordados na ação já sofreram algum tipo de acidente.

Durante as blitzes, foram abordados 163 motociclistas, sendo 155 homens e oito mulheres. O levantamento da Settrans também mostrou que 51% dos condutores, ou seja, 95, fazem uso da moto para trabalho.