Novos totens de segurança de Cotia identificarão carros roubados

Por Beto Kodiak

O Jornal Cotia Agora publicou na semana passada sobre o início da instalação dos novos totens de segurança pelo município. Quem circula pela cidade já deve ter se deparado com algum deles, já em pontos estratégicos como Centro, Atalaia e Granja Viana.

Apuramos neste final de semana que serão 54 totens, chamados de “Helpers” espalhados pela cidade em pontos considerados vulneráveis à violência. A tecnologia empregada terá câmeras de monitoramento em 360° no sistema speed dome, com zoom inteligente, botão de pânico para o cidadão acionar a Guarda Civil e um leitor que detectará placas de veículos que constam como roubados, sirene e giroflex.

O botão de pânico funciona assim: o cidadão que for vítima de algum tipo de violência aperta o botão e uma mensagem eletrônica pede para apertar a segunda vez para confirmação. Um GCM que estará na central de monitoramento atenderá a chamada e, dependendo da ocorrência, enviará uma viatura ou aconselhará o munícipe sobre a ação a ser tomada.

As câmeras vigiam a região 24 horas em tempo real e caso haja uma ocorrência, viaturas são acionadas para o local.

Há no helper, um sistema de mensagens de áudio, para divulgação de campanhas educativas que podem ser ouvidas pelas pessoas que passam ao lado. Também existe um protetor antivandalismo que aciona uma sirene caso o totem seja depredado.

Os totens estão em fase de instalação e passam a funcionar nos próximos 15 dias.