Novo radar na Raposo Tavares, em Cotia, é de leitor de placas, confirma Artesp

Desde a semana passada que motoristas que trafegam pela Raposo Tavares ficaram curiosos com a implantação de um novo radar no Km 35,1 da rodovia, na pista sentido Capital, próximo à Casa do Usuário da Viaoeste.

O medo da multa já faz com que a velocidade seja reduzida pela maioria dos motoristas, como atestou a reportagem do Jornal Cotia Agora na manhã desta quarta-feira (30).

No entanto, o radar não é para medir velocidade, mas é leitor de placas, que possibilita que as informações sejam consultadas em tempo real pela Polícia Rodoviária, segundo informou a Artesp – Agência de Transporte de São Paulo, em nota enviada ao Jornal Cotia Agora.

A empresa destaca que a implantação não foi feita pela CCR Viaoeste, que é a administradora do trecho, mas pelo DER – Departamento de Estradas de Rodagem e neste momento ainda não está em operação.

Outro questionamento feito por nossa reportagem é sobre a implantação de radares no trecho entre Cotia e São Roque e a Artesp disse que do DER é somente este dispositivo no Km 35,1.
Já por parte da CCR Viaoeste, há apenas o do Km 38,5 sentido Capital (um dos radares que mais multam no Estado) e outro no Km 84,9, em Sorocaba, sentido São Paulo, ambos de controle de velocidade.

Sobre o radar recém implantado no Km 34, sentido interior, mostrado pelo Jornal Cotia Agora, o equipamento ainda passa por aferição do Inmetro e Ipem e deve entrar em operação no mês de novembro, sem data específica anunciada pelo DER.