Nova base da Polícia Militar de Cotia, no Centro, deve sair do papel

Há pelo menos 20 anos que se fala em uma nova base para a 3ª Cia do 33º BPM da Polícia Militar em Cotia, no Centro da cidade.

Um terreno na esquina da Avenida Antônio Mathias de Camargo com as ruas Senador Feijó e Guido Fecchio pertencente ao Governo do Estado deve abrigar o novo prédio da PM.

A Defesa Civil esteve no local cortando as últimas árvores que sobraram e isso causou curiosidade em algumas pessoas. A informação obtida pelo Jornal Cotia Agora na Prefeitura é de que o Estado vai finalmente construir a sede da PM.

Nós entramos em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública no último domingo, e apesar da promessa da assessoria de imprensa em obter mais informações,  até a publicação desta matéria não obtivemos detalhes sobre o projeto.

Uma longa história

Isso é uma novela antiga. O terreno pertencia ao antigo Banespa e ali o Governo do Estado pretendia construir a nova agência do banco, mas, o tempo passou, a instituição foi vendida para o Santander e a área ficou esquecida até hoje.

Na época do governo de Quinzinho Pedroso foi feito um projeto para uso do terreno, onde abrigaria um prédio de quatro andares que seria uma espécie de camelódromo. Em contrapartida, o Município cederia à PM um terreno na Avenida Ralf Bolli, na Granja Carolina. O tempo passou e o negócio não foi realizado.

De lá para cá o que se viu foi o abandono da área, de pouco mais de 2 mil m². Ali virou abrigo de moradores de rua, de drogados e um verdadeiro lixão, com o descarte por parte de comerciantes, camelôs e moradores. O número de ratazanas que abrigam o local sempre foi enorme. Para piorar, todas as árvores foram cortadas.

Não se tem informação do projeto, de início da obra ou qualquer notícia que possa esclarecer o caso.