Notícia de ampliação da área de rodízio de veículos na capital é fake

Está circulando nas redes sociais e grupos de WhatsApp uma informação de que o rodízio municipal de veículos seria ampliado em sua abrangência na cidade de São Paulo a partir de março

Atualmente, o rodízio é limitado à uma região denominada Centro Expandido, que é delimitado pelas vias:

Marginal do Rio Tietê
Marginal do Rio Pinheiros
Avenida dos Bandeirantes
Avenida Afonso D’ Escragnole Taunay
Complexo Viário Maria Maluf
Avenida Presidente Tancredo Neves
Avenida das Juntas Provisórias
Viaduto Grande São Paulo
Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo
Avenida Salim Farah Maluf

A informação de uma eventual ampliação é falsa, de acordo com informações da Rádio Trânsito, que ouviu a assessoria da CET.

A medida foi instituída em 1996 com o propósito de melhorar as condições ambientais reduzindo a carga de poluentes na atmosfera, se consolidou como um instrumento para reduzir congestionamentos nas principais vias da cidade, nos horários de maior movimento.

Ampliação já foi estudada e até prometida

Durante a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad, o ex-secretário dos transportes, Jilmar Tatto, chegou a divulgar que ampliaria a restrição. Mas a ideia acabou sendo descartada.

Entraria no pacote de ruas e avenidas do rodízio principalmente vias da periferia da cidade como o viaduto Alberto Badra, na zona leste, e as avenidas Armando de Arruda Pereira, no Jabaquara e Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro, ambas as vias na zona sul.

Avenidas como a Aricanduva (zona leste), Eliseu de Almeida (oeste), Inajar de Souza (norte) e Washington Luís (sul) também teriam o tráfego restrito.

Por Renato Lobo – Viatrolebus