Ney Santos, prefeito eleito de Embu das Artes não vai à sessão de posse

O prefeito eleito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB), não compareceu à própria cerimônia de posse marcada para a manhã desta quarta-feira (25). Apesar de a Justiça ter liberado a diplomação dele na última semana, ele corria o risco de ser preso e não foi à sessão da Câmara desta quarta, onde moradores o esperavam para acompanhar a posse. 
 
Ney está foragido desde o dia 9 de dezembro por suspeita de associação com o crime organizado e tráfico de drogas. O prefeito eleito chegou a ter a candidatura barrada por causa da lei da Ficha Limpa, mas entrou com recurso e se elegeu com 79% dos votos. 
 
No dia 15 de dezembro, a Justiça suspendeu a diplomação do prefeito e do vice a pedido do Ministério Público, decisão que foi revertida por um ministro do TSE – Tribunal Superior Eleitoral. Na quarta-feira (18), o vice-prefeito, Peter Calderoni (PMDB), foi diplomado no Fórum da cidade e o prefeito eleito, diplomado por procuração. 
 
Nesta quarta, além do prefeito eleito, a maioria dos vereadores da cidade não compareceu à sessão da Câmara. Apenas dois dos seis legisladores necessários para haver quórum compareceram. O vice eleito, Peter Calderoni, esteve na sessão, mas não pôde assumir o cargo. 
 
Ney Santos tenta a emissão de um habeas corpus. Por enquanto, é o presidente da câmara, Hugo Prado, que está tocando a Prefeitura da cidade. 
 
Uma nova sessão extraordinária foi marcada para sexta-feira (27). Caso Ney não tome posse, isso poderá ocorrer na sessão ordinária do dia 1º de fevereiro. Se a situação não for solucionada, a Câmara poderá declarar a vacância do cargo. 
 
Do G1