Festas de fim de ano aumentam a incidência de ataques cardíacos

Um estudo sueco mostrou que o risco de infarto do miocárdio é até 15% maior durante a época festiva

Um estudo realizado pelo Departamento de Cardiologia da Universidade de Lund (Suécia) mostrou que as festas de final de ano podem representar um perigo para o coração. O levantamento foi publicado na revista British Medical Journal (BMJ) e mostrou que o risco de infarto do miocárdio é 15% maior durante o Ano Novo e o Natal e 37% maior durante a Véspera de Natal, sendo o pico de incidente por volta das 22 horas.

Os pesquisadores analisaram 283.014 casos de ataques cardíacos registados na Suécia entre 1998 e 2013 e notaram esse risco aumentado principalmente para as pessoas com mais de 75 anos ou que já apresentavam um histórico de diabetes e hipertensão. Outros feriados, como o da páscoa ou eventos esportivos não revelaram nenhum risco associado.

O cardiologista Dr. Diego Garcia comenta que por essa época ser relacionada a excessos na alimentação, no álcool e picos de estresse, esses fatores podem acabar desencadeando um evento cardiovascular como infarto do miocárdio ou acidente vascular encefálico.

Álcool e o coração

Algumas pesquisas já apontaram que o álcool em pequenas doses não é prejudicial ao coração em indivíduos saudáveis. Os flavonoides, presentes no vinho, por exemplo, podem ser capazes de prevenir o processo de deposição de gordura nas paredes das artérias. Isso não significa que algum médico indique a ingestão de bebida alcoólica para quem busca uma vida saudável, pois a proteção cardiovascular está muito mais associada a hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada. O uso regular de bebida alcoólica não é recomendado como medida preventiva, ainda mais nas festas de final de ano, em que é muito comum exagerar na quantidade.

“O excesso de álcool causa danos às células musculares cardíacas, que podem resultar em arritmias, cardiomiopatia alcoólica, descontrole da pressão arterial e até mesmo em um infarto ou morte súbita”, comenta Garcia.