Cuidado: Não deixe que o aspecto do seu pescoço te envelheça

Pense em duas atrizes maravilhosas, como Angelina Jolie ou Jane Fonda, por exemplo. Parece que para essas duas estrelas de Hollywood o tempo não passa – ou melhor, passa e as deixa cada vez mais bonitas. Mas não adianta, apesar de ambas possuírem um rosto maravilhoso e estarem com o corpo super em dia, os anos decorrem para todos, – e alguns dos sinais corporais que mais deixam a idade transparecer são vistos nas mãos e no pescoço.

Porém, com a medicina cada vez mais avançada, “iludir” os efeitos do tempo torna-se algo mais real, e o lifting de pescoço é uma ótima alternativa para aquelas pessoas que se incomodam com o excesso de pele no local causado principalmente pelo envelhecimento.

Segundo o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba-PR, o lifting cervical – ou a plástica do pescoço – é a cirurgia responsável por corrigir as imperfeições da região decorrentes da flacidez da pele, queda do músculo e dos anexos ou estruturas internas, como as glândulas. “Resumidamente, o lifting de pescoço tem como objetivo minimizar os efeitos do envelhecimento nessa área”, explica.

Pacheco lembra que em determinados casos é indicado realizar, durante o mesmo ato cirúrgico, o lifting de pescoço e a lipoaspiração da papada para, dessa forma, conquistar um resultado ainda mais rejuvenescedor. “O lifting é o responsável por criar uma maior tração na pele, já a lipoaspiração é o processo em que se retira o excesso de gordura do local, fazendo com que o queixo tenha um contorno mais definido. Porém, independente de realizar os procedimentos em conjunto ou optando apenas por um deles, o resultado obtido sempre terá um aspecto natural, uma vez que não se trata apenas de ‘esticar’ a pele,” exalta o cirurgião.

Pacheco também lembra que essas são cirurgias que tratam a flacidez e o excesso de tecido, mas que não melhoram a qualidade da pele na região. “Se a pessoa procura algo nesse aspecto, ela deve recorrer ao peeling ou ao laser de CO2, que são tratamentos responsáveis por tratar pequenas rugas e possíveis manchas existentes na pele”, ressalta.

Após o “OK” do cirurgião plástico e de tomada a decisão, o paciente deve estar ciente de algumas condições e informações sobre a cirurgia: o tempo de duração do procedimento que envolve o pescoço e a papada é de cerca de duas horas. As cicatrizes ficam em locais escondidos, sendo que a do lifting cervical localiza-se na linha da definição da orelha e a da lipoaspiração da papada ficará ou abaixo do lóbulo da orelha ou no sulco do queixo (dependendo do tipo de incisão), com cerca de 2,5 cm.

*Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715) – Cirurgião Plástico – www.alplastica.com