Museu do Futebol promove Baile para o encontro de gerações

Em comemoração aos 8 anos do Museu, música, dança, filmes e outras atividades inspiradas no projeto “Museu Amigo do Idoso”

Em 2016, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza o projeto “Museu Amigo do Idoso”, que busca aprimorar o espaço e atendimento do museu às pessoas idosas. Baile e uma série de atividades estão programadas, entre os dias 29/09 e 01/10, para festejar o projeto e o aniversário do museu.

O “Museu Amigo do Idoso”, lançado em abril deste ano, contará ao longo deste ano com dois idosos residentes que, em convívio com a equipe do educativo da instituição museológica, proporão melhorias que contribuirão para a quebra de barreiras Inter geracionais.

Fará parte dos festejos o primeiro baile promovido pelo Museu do Futebol, que acontece no dia 29/9, quinta-feira, das 16h às 21h, no embalo de hits das décadas de 50, 60 e 70, forró e sertanejo. Com aula de dança e muita música, todos poderão dançar juntos e se divertir a valer.

Durante os três dias, haverá uma área de convivência no museu, com jogos de tabuleiro, filmes, livros e revistas. E no dia 1° de outubro, Dia do Idoso, os visitantes do museu poderão se exercitar com uma aula de alongamento diferente: com movimentos inspirados no futebol (das 13h45 às 14h30). Em seguida, com início às 14h30, acontecerá visita guiada ao museu.

Pessoas acima de 60 anos terão entrada gratuita para o museu nos dias 29 e 30/09. No dia 1º de outubro, como em todos sábados, a entrada para o museu é gratuita para todos.

PROGRAMAÇÃO:

29 de setembro – Baile: muita música e aula de dança! – Horário: 16h às 21h

29 de setembro a 01 de outubro – Espaço de Convivência: jogos de tabuleiro, filmes, música e atividades lúdicas.  – Horário: horário de funcionamento do museu.

1 de outubro  – Dia Internacional do Idoso  – Aula de alongamento com movimentos inspirados no futebol  – Horário: 13h45 às 14h30 (até 40 pessoas)  – Visita Guiada ao Museu do Futebol  – Horário: início 14h30 (até 40 pessoas)

Sobre o projeto “Museu Amigo do Idoso”

O Museu do Futebol realiza, desde abril de 2016, o projeto “Museu Amigo do Idoso”, que tem o objetivo de valorizar a experiência do visitante idoso no museu.

Com as mesmas premissas do premiado projeto “Deficiente Residente”, também do Museu do Futebol, o “Museu Amigo do Idoso” visa à melhoria do atendimento à pessoa acima dos 60 anos, a partir de necessidades indicadas pelos próprios idosos, em convívio com a equipe do educativo do museu.

O número médio de idosos recebido pelo Museu do Futebol é cerca de 10 mil por ano. Já a proporção de idosos em relação aos demais visitantes, vem aumentando: 3% em 2014, 3,5% em 2015 e, até maio de 2016, somam 5%. As pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada e representam um perfil de visitantes com potencial de crescimento. Por esse motivo, o museu busca aperfeiçoar-se constantemente para receber cada vez mais e melhor esse público.

A atenção do Museu do Futebol aos idosos vai ao encontro dos últimos dados populacionais, que mostram a tendência de ampliação do número de pessoas com mais de 60 anos no país. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, em 2013 havia 13% ou mais de 26 milhões de idosos no Brasil. Os dados revelam que envelhecer não é mais visto como uma fase de inatividade, pelo contrário, é preciso ampliar a oferta de atividades para a população da terceira idade.

Com esse intuito, ao longo de 2016, o museu contará com dois idosos residentes: o primeiro, de abril a julho, e o segundo de setembro a novembro.  Os residentes trabalharão às terças e quintas-feiras, das 10h às 16h, junto da equipe do Núcleo Educativo.

MUSEU DO FUTEBOL

Endereço: Praça Charles Miller, S/N São Paulo  – Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Bilheteria até as 16h).  – Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até as 17h)  – Ingressos: R$ 9,00 | Meia-entrada: R$ 4,50 | Entrada gratuita aos sábados.