Museu do Futebol apresenta exposição “O Futebol nas Olimpíadas”

A inauguração será no dia 9 de julho, com atividades lúdicas relacionadas ao maior evento esportivo do mundo

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura no próximo dia 9 de julho, às 10h00, a exposição temporária “O Futebol nas Olimpíadas”, em cartaz até 30 de dezembro. O museu realiza também uma programação especial de férias com atividades ligadas ao tema olímpico até 31 de julho.

A exposição vai recontar a trajetória do torneio olímpico de futebol, presente nos Jogos como modalidade demonstrativa em 1900 e competitiva a partir de 1908, com a participação do torneio feminino somente 88 anos depois. Ao contrário do que alguns imaginam, o Brasil, pentacampeão em Copas do Mundo, nunca conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas. É o único título que falta à seleção masculina, que participou pela primeira vez da competição em 1952 e acumula três medalhas de prata e duas de bronze.

Esses e outros fatos da história da modalidade esportiva na competição serão narrados em um filme especialmente criado para a mostra pela equipe de jornalistas da Rádio Central 3, com narração de José Trajano. A exposição também trará informações e curiosidades sobre cada um dos torneios olímpicos e reproduções dos cartazes dos Jogos – um verdadeiro passeio pela história do design mundial.

Nossa lembrança do futebol olímpico é uma ausência: o título que não temos. Ao propor essa exposição, nosso objetivo é contribuir para que nossa história olímpica seja mais conhecida.”, conta Daniela Alfonsi, Diretora do Museu do Futebol que assina a curadoria junto com Aira Bonfim, pesquisadora do museu.

A exposição começa no hall de entrada do museu, onde estarão dispostos os cartazes de todas as edições dos Jogos Olímpicos Modernos: um passeio visual pelas formas gráficas em 120 anos de história. Na passarela da fachada do Estádio, os visitantes poderão conferir ainda os principais símbolos olímpicos. Já na penúltima sala expositiva do museu, entram em campo as seleções de futebol, masculinas e femininas, e as disputas que fizeram o torneio olímpico uma história à parte, mas não menos interessante. Duas cabines exibem 21 curtas metragens do Programa Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, patrocinado pela Petrobras, EBrasil Energia e ESPN Brasil, com apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira. E para celebrar as primeiras Olimpíadas na América do Sul, o museu faz uma homenagem, na fachada do Estádio do Pacaembu, com os 27 atletas olímpicos brasileiros de diversas modalidades.

Programa Férias no Museu do Futebol

A programação de férias também mergulha nos Jogos Olímpicos e oferece diversos equipamentos esportivos para que crianças e adultos brinquem à vontade. Tênis de mesa, badminton, boxe, judô, basquete, rugby, ginástica rítmica e vôlei são as modalidades olímpicas que farão parte das atividades lúdicas. Além de brincarem, os visitantes ficarão sabendo um pouco mais sobre cada esporte, com a orientação de educadores do próprio museu. O objetivo das atividades de férias deste ano é despertar o interesse esportivo a partir do lúdico. Aos finais de semana, serão oferecidas oficinas e atividades educativas.

SERVIÇO: Exposição “O Futebol nas Olimpíadas” – De 9 de julho a 30 de dezembro de 2016.

 Programa Férias no Museu do Futebol – De 09 de julho a 31 de julho -Programação completa no site museudofutebol.org.br

Museu do Futebol: Praça Charles Miller, São Paulo –  Terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Bilheteria até às 16h). – Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até às 17h) – Ingressos: R$ 9,00 | Meia-entrada: R$ 4,50  | Entrada gratuita aos sábados para todos os públicos.

*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul. Cada folha vale por três horas, e pode ser adquirida a preço oficial na bilheteria do Museu.

*Conferir o horário de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu e a programação de atividades educativas e culturais no site www.museudofutebol.org.br