Município de Vargem Grande Paulista é novo integrante do Cioeste

O município de Vargem Grande Paulista é o mais novo integrante do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo). A jovem cidade, que tem apenas 35 anos de fundação, está entre as que apresentam maior potencial de crescimento no cenário econômico do Estado de São Paulo.

Com a entrada de Vargem Grande Paulista, o Cioeste passa a ser integrado por nove cidades (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista).

Maior consórcio intermunicipal do Brasil, o Cioeste trabalha na criação de políticas, programas e ações que estejam
alinhados aos interesses dos municípios que o compõem.
Além disso, firma constantes parcerias com organismos internacionais, a fim de gerar novas possibilidades de desenvolvimento regional. A economia da região é responsável por 2,5% do PIB nacional (R$ 133.066.741,57, em 2013).

O município que passa agora a integrar também o consórcio apresenta cinco pólos industriais, com toda a infraestrutura necessária para receber novos empreendimentos, incluindo indústrias, serviços, assim como centros de distribuição e armazenamento.

Dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal apontam que Vargem Grande Paulista está entre as 73 cidades que mais se desenvolveram no Estado de São Paulo, apresentando alto avanço em áreas como emprego e renda, saúde e educação.

Localizado a 45 quilômetros da capital paulista, o município está também ligado às principais rodovias do Estado, incluindo Raposo Tavares, Castelo Branco, BR116 e Rodoanel Mário Covas.

Foto: Divulgação