Mulher de 56 anos morre após demora no atendimento em UBS de Cotia. Prefeitura justifica

Um fato lamentável aconteceu na quarta-feira (07) na UBS – Unidade Básica de Saúde do Parque Alexandre.
Uma mulher de 56 anos morreu de infarto após chegar passando mal no local e não haver atendimento de emergência.

Ela começou a se sentir mal por volta das 8 horas da manhã, com dores no peito e, depois de algum tempo, a filha a levou até a UBS do bairro.

Chegando na UBS, elas foram informadas por uma enfermeira que o atendimento não poderia ser feito ali, alegando que a paciente estava sem os documentos, mas, mesmo assim, a profissional acabou atendendo o pedido da filha e mediu a pressão arterial da mulher, que estava em 12 por 10, que já pode ser considerada alta.

Porém, não houve atendimento médico e a mulher ficou por mais de uma hora na espera, pois o médico que estava na unidade atendeu outros pacientes com consulta marcada. Por volta das 10h, a mulher desmaiou, foi atendida por enfermeiros, mas o quadro não foi revertido e ela morreu de infarto.

Em conversa com a médica responsável, que a princípio havia se recusado a passar a vítima na frente, mesmo sabendo que ela estava com dor no peito, a filha da vítima informa que mesmo que o atendimento fosse feito assim que a mulher chegou à UBS, nada poderia ter sido feito para reverter o quadro.

Além disso, a filha ainda alega que durante a triagem, que foi feita pela a enfermeira, e que serve para saber se o paciente está em estado grave ou não, foi informado que a mulher estava com um quadro de ansiedade, por isso, poderia esperar para ser atendida posteriormente.

Na UBS, ainda foi alegado que a mulher demorou em ser atendida, pois o posto estava cheio, uma vez que hoje é o único dia da semana em que são aplicadas as vacinas contra a Febre Amarela.

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com a Secretaria da Saúde de Cotia para saber o que houve e o motivo da falta de atendimento e uma nota foi enviada:

A Secretaria de Saúde de Cotia informa que a UBS Parque Alexandre funciona das 8h às 17h e, no dia 7 de fevereiro de 2018, por volta das 8h10, recebeu a senhora Nádia de Oliveira Narciso, de 56 anos, se queixando de dores no peito e mal-estar. A enfermeira que estava no local fez aferição da pressão arterial e glicemia e outros parâmetros e orientou a paciente a procurar um Pronto Atendimento.

A Secretaria de Saúde lamenta profundamente o ocorrido e aproveita para salientar que as pessoas que precisarem de atendimento de urgência devem procurar um pronto atendimento (Parque São George, Caucaia do Alto e UPA Atalaia), pois as UBS’s são consultórios médicos para atendimentos agendados e não dispõem de estrutura adequada para casos graves“.