Mudanças e modernização das feiras livres de Cotia ficaram para julho

No mês de outubro passado o Jornal Cotia Agora publicou sobre o projeto da Secretaria de Indústria e Comércio para a modernização e terceirização das feiras livres da cidade, que havia sido prometida pelo secretário Fernando Jão para dezembro de 2021.

Porém, o tempo passou e as mudanças prometidas não aconteceram, e feirantes, principalmente os de domingo, tem questionado o Cotia Agora sobre esse projeto.

Nossa reportagem esteve na Secretaria nesta terça-feira a convite de Jão e conversou com técnicos da pasta, Matheus, Kelly e Ricardo sobre algumas pautas abordadas pelo jornal recentemente.

No caso das feiras, a previsão para dezembro teve atraso por conta do processo licitatório. Devido a pandemia, muitas licitações acabaram deixadas de lado ou canceladas, como neste caso.

A previsão de uma nova licitação é para os próximos meses e em julho a feira já deve passar por mudanças. Outra informação passada é de que haverá uma audiência pública com os feirantes para que eles possam opinar sobre as mudanças, inclusive de local da feira de domingo.

Sobre as mudanças

Segundo o projeto apresentado pela Secretaria, as feiras da cidade serão administradas por uma empresa contratada pela prefeitura, que dará toda a estrutura para os feirantes, como barracas personalizadas, com tamanhos de acordo com a quantidade de mercadorias que cada um vende, além de banheiros químicos e até carregadores, principalmente para auxiliar idosos a levarem suas compras até o carro.

Segundo Jão, a personalização da feira vai também baratear o custo que o feirante tem para montar sua barraca, não tendo mais que se preocupar em trazer a estrutura e montá-la.

Banheiros químicos

Desde setembro que feirantes e o público em geral não tem banheiros químicos à disposição nos dias de feiras. O Jornal Cotia Agora publicou no início de outubro a reclamação dos comerciantes e clientes cobrando a recolocação dos banheiros. Mais uma vez o problema é a licitação, que deveria ter ocorrido em dezembro. A promessa é de que em março os banheiros já estejam instalados nos locais de feiras.

Feira noturna na Granja Viana

Há quase um ano que a feira noturna da Granja Viana, no Parque São George, deixou de funcionar. A expectativa era de que voltasse ainda em 2021 em novo local, próximo à Praça Ayrton Senna. Mas, segundo informações, os próprios feirantes não se interessavam em vender seus produtos pela baixa procura e público abaixo do normal. Um novo local e formato está em estudo para breve.