Mudança no final de linha de ônibus de Cotia ao metrô desagrada usuários

A mudança de algumas linhas de ônibus da Região Oeste, incluindo que saem de Cotia, Vargem Grande Paulista e Embu das Artes, que tinham como ponto final o Metrô Butantã e migraram para o Metrô Morumbi, desagradou muitos usuários do transporte coletivo.

Como já publicado aqui no Jornal Cotia Agora (LEIA), a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos mudou o ponto final de várias linhas, que tinham como destino o Metrô Butantã e passaram para o Morumbi.

A leitora Andreia di Santi Gonçalves faz coro á muitas reclamações enviadas ao Jornal Cotia Agora. Se, por um lado, alguns usuários das linhas gostaram, alegando que chegam mais rápido à estação do metrô, fugindo do trânsito entre os Kms 8 e 12,5 da Raposo, outras pessoas tinham como facilidade a chegada ao Butantã, em ruas como a Vital Brasil, MMDC, etc.

Andreia, falando em nome de muitos passageiros, relata:

“Sou moradora do Jardim da Glória e usuária do ônibus da linha 334 (Jardim do Engenho-Metrô) e gostaria de expressar minha insatisfação com a mudança do ponto final, do metrô Butantã para o metrô Morumbi.
É uma tremenda falta de estudo. Como pode, a única linha que atende ao bairro até São Paulo, ser mudada assim? Aumentando os gastos do usuário com transporte, pois agora para quem quer chegar até a Avenida Vital Brasil, precisa ou pagar a tarifa de mais um ônibus ou pagar a integração para andar uma estação de metrô. É um absurdo.
Se tivéssemos mais linhas que servissem ao bairro, entenderia a mudança, mas aqui neste bairro não tem.
Como poderemos reverter esse situação?
Que falta de planejamento, de respeito ao cidadão que paga caro pelos serviços de transporte público e recebe em troca: descaso, tarifa cara, demora no intervalo de um ônibus para a outro, falta de cobertura em pontos de ônibus, superlotação, enfim, até quando isso? Afinal a empresa Raposo Tavares/Danúbio Azul/Intervias é apenas uma concessão, ela deve satisfação à prefeitura e aos usuários.
Agora, o que os vereadores de Cotia estão fazendo, são eles que tem os instrumentos para fiscalizar e regular essas empresas, o que tem feito?
Nós, usuários e cidadãos de Cotia, estamos muito insatisfeitos. Assim como eu, muitos usuários dessa linha queremos a volta do ponto final dessa linha para o metrô Butantã
“.

A resposta padrão da EMTU para toda a imprensa que tem relatado a insatisfação dos passageiros, é essa:

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – informa que a medida visa contribuir para a melhoria das condições de tráfego na região do Terminal Butantã.