MP-SP investiga candidatas ao cargo de vereador que não tiveram votos

Promotoria acredita que mulheres tenham sido usadas por partidos para atingirem cota mínima para cada gênero estabelecida por lei.

O Ministério Público de São Paulo investiga porque mulheres que se candidataram a vereador na última eleição em diversas cidades do estado não receberam nenhum voto, nem tiverem movimentação financeira de campanha.

Levantamento mostra que 1.643 candidatas ao cargo de vereador no estado de São Paulo não tiveram nenhum voto na última eleição, o equivalente 7% do total. Na capital, 50 candidatas já prestaram depoimento: nenhuma foi eleita. Não tiveram votos, nem movimentação financeira – própria ou do fundo partidário.

Em Cotia, apenas duas candidatas não tiveram nenhum voto.

Cajamar é a cidade com maior número de candidatas sem voto no estado: 72 se candidataram a uma dessas cadeiras na câmara municipal. 18 não receberam nenhum voto

As candidatas zero voto estão sob investigação do Ministério Público Eleitoral. A lei estabelece uma cota mínima de 30% para cada gênero. No caso das mulheres, a suspeita é que elas tenham sido usadas pelos partidos.

“Me parece que alguns partidos e coligações não tiveram efetivo compromisso com a participação feminina na política, estavam mais preocupados em atender a exigência legal, num primeiro momento ofereceram candidatas para atender a cota de 30% e depois simplesmente as abandonaram, deixaram de oferecer condições mínimas para viabilizar a campanha e eleição de qualquer uma delas. Portanto, identificada a fraude, todos aqueles filiados e eleitos ou não, pelo partido ou coligação, serão atingidos”, disse José Carlos Bonilha, promotor eleitoral.

Do G1