Motoristas cotianos desrespeitam ciclofaixa aos domingos

Muitos contestam a implantação da ciclofaixa da região central de Cotia, alegando que pouca gente usa e que prejudica quem quer estacionar ao longo do percurso. Mas, ela está implantada e é usada ainda por um número pequeno de ciclistas aos domingos.

É sinalizada em seu percurso de pouco mais de um quilômetro, e bem sinalizada. Porém, motoristas não respeitam essa sinalização e estão sendo multados pelo Demutran todos os domingos.

ciclofaixa1A ciclofaixa funciona aos domingos das 7 às 17 horas na Avenida Professor Manoel José Pedroso, entre a loja de sapatos que fica na altura do número 350 até a prefeitura.

No caminho o ciclista já encontra os motoristas infratores na frente do Hospital São Francisco. Em alguns casos, o veículo foi estacionado de madrugada e falta a comunicação entre funcionários do hospital com os motoristas, alertando-os sobre a proibição a partir das 7 horas.

Mas, durante o dia vários carros param bem debaixo das placas de proibição.

Outro ponto que virou um verdadeiro oba-oba por parte dos infratores é próximo à feira livre em frente à prefeitura. Nossa reportagem flagrou nos últimos dois domingos diversos carros parados. O Demutran vem autuando os motoristas, mas quando os agentes viram as costas para fazer sua ronda, outros estacionam.ciclofaixa2

Para quem quer andar de bicicleta é um incômodo, já que a prática coloca em risco os ciclistas que tem que andar por fora da ciclofaixa e ainda correm o risco de se defrontarem com algum motorista desatento que abre a porta bem no momento da passagem da bicicleta. É tombo certo, como aconteceu com a estudante Adriana Novais recentemente: “Estava indo tranquila, quando vi que tinha um monte de carros acabei ficando mais atenta, mas não teve jeito, um cara abriu a porta e bati nela, caí no chão e machuquei o braço. O cara ainda me xingou e ficou preocupado com o que aconteceu com o carro. Por sorte uma viatura da PM passou na hora e me auxiliou. Como o motorista era bem ignorante deixei de lado e nem quis fazer ocorrência, mas fico indignada com isso. Em São Paulo eu ando nas ciclovias e nunca tive problema. Esse povo de Cotia precisa ser mais civilizado”, comentou a irritada ciclista.

Fica a dica: Parar ou estacionar em ciclofaixa ou ciclovia é classificada como infração gravíssima, essa multa acarreta sete pontos na carteira de habilitação e tem o valor de R$ 574,62.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário em “Motoristas cotianos desrespeitam ciclofaixa aos domingos

  • 10/05/2015 em 15:38
    Permalink

    Prezados, boa tarde

    A informação do valor da multa informada nesse texto está completamente errada. O valor de 574,62 é por transitar na ciclovia, parar ou estacionar a multa é de 127, 69.

    Até mais.
    Meire

Fechado para comentários.