Morreu, aos 89 anos, Toninho Mansur, cidadão cotiano

Por Beto Kodiak

Uma triste notícia abalou Cotia na noite desta segunda-feira (16). Morreu, aos 89 anos, Antônio Mansur, ilustre morador da cidade, com uma vida repleta de histórias na política, esporte e na sociedade cotiana.

Toninho Mansur morava há décadas no Centro de Cotia e nos últimos anos, quase todo dia, andava pelas ruas centrais da cidade, sempre parando para conversar com muitas pessoas, que o reconheciam e faziam questão de cumprimentá-lo e bater papo.

Aliás, bom papo era a característica de Mansur, que tinha muitas histórias em sua longa vida na cidade. Ele foi vereador por quatro mandatos (1964 a 1969, 1970/1973, 1977/1982 e 1984/1988) e vice prefeito em duas oportunidades, de Mário Ribeiro (1989/1992) e de Dr. Ailton (1993/1996).
Mansur ainda tentou se eleger vereador de novo em 2008, mas não conseguiu votos suficientes. Ele foi o grande criador da tradicional Corrida de Natal de Cotia, realizada desde 1955, sempre no dia 24 de dezembro. A corrida ficou marcada por ser uma prévia da São Silvestre da Capital, no dia 31. Por aqui passaram muitos corredores famosos, que aproveitavam a prova para se prepararem para a da Avenida Paulista.

Mansur tem uma grande história junto ao Esporte Clube Cotiano, onde, com seu irmão João, foi um dos responsáveis pela fundação do clube.

Dias atrás senti a falta de Mansur por alguns dias e fiquei preocupado se estaria doente. No dia seguinte o encontrei saindo do carro de um amigo, que o levava para a missa na igreja da matriz. Reclamou para mim que os olhos já não estavam bem, e tinha dificuldades para enxergar.
Encontrei Toninho Mansur na manhã deste domingo, indo para a missa e o cumprimentei. Foi uma despedida. Ficou faltando uma entrevista, que há pelo menos uns sete meses havíamos combinado de fazer e não deu certo. Ele queria que eu fizesse cópias de suas raras fotos e publicar junto com suas histórias e conhecimento sobre Cotia.

Ficam registrados aqui os sentimentos de minha família e do Jornal Cotia Agora.

O enterro aconteceu às 15h30 no cemitério central.

Momentos de Mansur: No time da Câmara em 1982 (último agachado), em inauguração ao lado de Lacerda, João Victor , Carmelino e Sargento Prado e vendo um projeto ao lado de Mauro Pires e Leon Psanquevich.