Morre Silas Manoel de Oliveira, ex prefeito de Itapevi e cidadão cotiano

Morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 74 anos, o ex prefeito de Itapevi, Silas Manoel de Oliveira.

Ele esteve à frente da prefeitura de Itapevi entre 1983 e 1988. Silas trabalhava na Prefeitura de Cotia desde 2001 no setor de Comunicação.

Ele vinha trabalhando, mas há alguns anos tinha problemas de saúde, principalmente no coração. Foi hospitalizado em 14 de maio e teve falência múltipla de órgãos, não resistindo veio a falecer. Ele foi velado e enterrado nesta quinta-feira no Cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes.

Silas recebeu em 2014 o título de Cidadão Cotiano. Veja em VÍDEO um pouco da história da família de Silas

Histórico:

Silas foi responsável por inúmeras ações que promoveram o desenvolvimento de Itapevi, Cotia, demais cidades vizinhas e, inclusive, a história do país.

Ultimamente, Silas Manoel de Oliveira atuava na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Cotia sendo o responsável por grande parte das peças de comunicação. Entre seus colegas, era considerado um profissional exemplar, fazendo observações pertinentes, que ampliam o alcance das ações desenvolvidas.

A política estava na história e na veia. Apesar de não ocupar cargo eletivo, Silas era considerado uma referência quando o assunto fosse política pública. Suas experiências e bagagens pessoais o credenciam a opinar sobre os rumos do presente e os planos do futuro.

Silas (ao microfone) quando prefeito, ao lado de Franco Montoro
Silas (ao microfone) quando prefeito, ao lado de Franco Montoro

A história de vida de Silas Manoel de Oliveira revela que foi considerado um homem a frente do seu tempo, com ideias e práticas inovadoras na política. Atualmente, muito se fala nos consórcios intermunicipais, onde os municípios defendem de forma integrada os interesses da região, no entanto, no ano de 1988, Silas assumiu a presidência da Associação dos Municípios da Grande São Paulo, entidade da qual foi o principal mentor, lutando pelo reconhecimento da importância da região metropolitana e como tal merecedora de investimentos compatíveis em todos os setores de cada município integrante.

“Líder entre os prefeitos da Região Metropolitana, Silas quer discutir a solução conjunta para problemas comuns”, ressaltou a revista “A Construção”, realizada pela Editora PINI numa entrevista exclusiva onde a manchete era “O prefeito dos prefeitos”, divulgada na edição 2127 de 1988.

Dentre tantos ilustres personagens do cenário político, artístico e da sociedade civil, destaca-se o pioneiro Silas.  O Movimento Diretas Já, do qual Silas participou ativamente, é o retrato fiel da maior mobilização da história do Brasil. O comício realizado há mais de 30 anos, na Praça da Sé, em São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1984, reuniu 300 mil pessoas batalhando por um único objetivo: restabelecer o direito de eleger o presidente da República pelo voto direto.

Em 1983, Silas era prefeito da cidade de Itapevi e durante sua participação num almoço de confraternização realizado no Palácio dos Bandeirantes com prefeitos e vereadores da Região Metropolitana de São Paulo, propôs a realização de um grande comício na Praça da Sé. Definitivamente, Silas é o autor da ideia que representa a maior manifestação popular da história do Brasil.

Presente ao encontro, o ex Deputado Federal Almino Affonso, na época Secretário de Estado dos Negócios Metropolitanos, cita o momento em que Silas, durante o encontro, interrompe a fala do então governador do Estado de São Paulo, Franco Montoro e sugere que no lugar de arrecadar assinaturas que fosse realizado um grande comício, no dia 25 de janeiro, como arrancada pelas Diretas Já.

Silas contava que o governador Franco Montoro acatou a sugestão e depois teve bastante dificuldade para convencer os demais políticos a realizar este comício.

Ainda em 1988, Silas recebeu o convite do Governador de São Paulo, Orestes Quércia, para assumir a Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos. Na ocasião optou por permanecer em Itapevi e concluir o seu mandato como prefeito, cargo para o qual foi eleito.
Silas tem um passado brilhante, é um grande mestre do presente e tem muito a transmitir aos cidadãos cotianos.

Histórico Familiar
Silas Manoel de Oliveira é filho de famílias tradicionais de Cotia, mais precisamente de Caucaia do Alto.  Seu pai, o doutor Antônio Manoel de Oliveira foi casado com dona Catharina, carinhosamente chamada como “dona Cathi” e tiveram doze filhos.

Seus irmãos, Cid, Álvaro e seu sobrinho Dr. Reinaldo, também seguiram a carreira política, como vereadores, Cid e Reinaldo, em Itapevi e Álvaro em Cotia, onde presidiu a Câmara. Vale ressaltar que Dr. Antônio, foi o precursor da família na política, onde exerceu a vereança em Cotia na época da Ditadura Militar.

Silas nasceu no dia 24 de novembro na Maternidade São Paulo. Aos 4 anos mudou-se de Cotia para Itapevi. Durante toda sua vida desenvolveu trabalhos junto aos jovens da cidade de Cotia e cidades vizinhas com ações voltadas à cultura, educação e de modo geral, o desenvolvimento do cidadão.

Foto: Jornal da Gente