Moradores sofrem com barulho causado por gerador de hospital em Cotia

Há mais de um ano moradores da Vila São Francisco reclamam do barulho causado pelo gerador de energia do Hospital São Francisco, em Cotia.

A situação fica pior quando a energia acaba à noite, já que o barulho tira o sono de quem mora perto do hospital, conforme vídeo e áudios enviados por uma moradora.

O gerador é ligado automaticamente quando acaba a energia no bairro, o que em Cotia é um fato corriqueiro e acaba atrapalhando a noite dos moradores.

Em agosto de 2015 o Jornal Cotia Agora publicou a reclamação dos moradores, questionou o hospital, que na época não respondeu e a Cetesb, órgão estadual que fiscaliza o excesso de ruídos causados por empresas. (LEIA AQUI).

Na época a Cetesb esteve no local, conversou com moradores, vistoriou o gerador e deu um prazo ao hospital para no futuro fazer uma vistoria técnica. O problema persiste até hoje sem uma solução.

“Eu digo que quando acaba a energia à noite as pessoas normalmente vão dormir mais cedo, mas aqui nós precisamos ir pra outro lugar ou ficar irritado e sem dormir. Os novos geradores ainda não estão em funcionamento, mas ficam bem em frente à janela do meu quarto e por enquanto sem proteção acústica”, comentou uma moradora.

Veja abaixo o vídeo gravado pela moradora e o barulho do gerador:

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com o Hospital São Francisco, que, através de seu departamento jurídico, enviou a seguinte nota:

O Hospital São Francisco informa que as providências a fim de solucionar o incomodo ocasionado pelo barulho do uso dos geradores já foram tomadas.

 Já contatamos a AES Eletropaulo inúmeras vezes em virtude da constante falta de energia elétrica, as variações e oscilações bruscas da tensão da rede elétrica, pois é apenas diante desse cenário que o uso dos geradores se fazem necessário.

Ainda, informamos que estamos realizando a adequação dos geradores, bem como substituição de alguns, mas em virtude da qualidade da prestação de serviços pela fornecedora, por vezes somos surpreendidos e ficamos obrigados a utilizar todos os geradores, a fim de garantir a prestação de serviço desse estabelecimento, qual seja, a preservação do nosso bem maior: A VIDA.

Nesse sentido, para melhor atender todos os pacientes da cidade de Cotia e região, o Hospital São Francisco esta ampliando suas instalações, investindo em novos equipamentos, inclusive novos geradores.

Dessa forma, pedimos a compreensão dos moradores vizinhos, pois os geradores são acionados com a finalidade de garantir o atendimento nas instalações do hospital, sendo indispensável à manutenção da vida, como em procedimentos cirúrgicos, Unidade de Terapia Intensiva, Adulto e infantil, dentre outros, que não podem parar diante da falta de energia elétrica.

Ao ensejo, apresento protestos de estima e consideração”.

Atenciosamente,

Léia Lima de Souza