Moradores reclamam de proibição de estacionar no Sabiá

A Prefeitura de Cotia proibiu desde 28 de fevereiro que carros estacionem em uma área do início da Estrada do Capuava, no Jardim Sabiá, que ela descreve como calçada.

A proibição desagradou moradores, comerciantes e quem usa a área. O local tem a calçada e um espaço prolongado que acabou virando estacionamento. Os carros de pequeno porte ficam estacionados, mas ainda sobra o espaço da calçada.

Um comerciante da rua comenta: “Aqui só para carro pequeno, dá certinho a vaga pro carro sem prejudicar o pedestre. Mas se eles acham que atrapalha, poderiam então sinalizar e fazer os carros pararem em um ângulo reto, sem ser em 45 graus, fica a dica aí pra prefeitura”, disse.

A foto com a faixa avisando da proibição mostra que apenas um carro estava parado no domingo, dia que tem bastante movimento naquele ponto devido a uma igreja. A imagem do Google mostra os carros parados e o espaço da calçada livre.

Vale lembrar que de acordo com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, em seu artigo 73, as calçadas devem ter um mínimo de 1 metro de largura nas vias já existentes, que é o caso deste trecho da Estrada do Capuava, ou seja, o estacionamento não está cobrindo o espaço previsto.

O Plano ainda diz que, em caso de novas vias abertas no Município, o mínimo é de 1,20m de largura e o desejável, de 3 metros, o que é raro em Cotia, uma calçada larga assim, já que não houve planejamento viário ao longo da história da cidade.

Área proibida

Foto do Google mostra veículos estacionados sem atrapalhar passagem de pedestre