Moradores pedem asfalto em estrada no limite de Cotia e Embu

A falta de asfalto na Estrada Vereador Norberto Diniz, no bairro da Ressaca, há mais de 20 anos tem causado muitos transtornos para quem mora na região.

O bairro fica no limite entre Cotia e Embu das Artes e o problema da via não é solucionado por nenhuma das prefeituras.

Além de prejuízos com os veículos, os moradores também ficam ilhados em dias chuvosos.

“Perdi dois dias de trabalho e os meus filhos também não conseguiram ir para escola, porque ficamos ilhados após as chuvas dos últimos dias. A rua vira um lamaçal”, afirmou a gerente comercial, Maria de Fátima da Silva, que mora há cinco anos no bairro.

Além de não conseguirem acessar o começo da estrada, que é asfaltada, os moradores reclamam dos prejuízos com os veículos. “Quando os carros não ficam atolados, temos prejuízos com peças, suspensão ou molas”, destacou a moradora Celina Carvalho, de 37 anos.

A estrada está inacabada e não possui guias e nem sarjetas. “Sou um dos moradores mais antigos aqui do bairro, moro há 28 anos, e ela nunca foi asfaltada. Quando está calor, sofremos com a poeira e quando chove não conseguimos sair de casa e nem os caminhões de lixo passam, porque também não conseguem acessar a estrada”, disse Hermano Da Silva de 57 anos.

A Prefeitura de Embu das Artes informou que desde 2009, já asfaltou mais de 250 vias da cidade, porém ainda não existe uma previsão para asfaltar a Estrada Vereador Norberto Vieira Diniz. Já a Prefeitura de Cotia disse que a estrada é de responsabilidade de Embu das Artes.

Ainda segundo a administração de Embu, a estrada poderá ser incluída na programação para passar por obras de pavimentação nos próximos anos. Quanto à Prefeitura de Cotia como a de Embu, não sinalizaram futuras parcerias para a realização das obras.

Vale lembrar que muitos moradores do bairro votam em Cotia e reclamam que só em época de eleições aparecem políticos de ambas as cidades para pedir voto e prometendo solucionar o problema do bairro, que vai desde a falta de creches e escolas até a falta de transporte público.

Por Matheus Herbert – Gazeta de SP e da redação do Jornal Cotia Agora.