Ministério da Educação autoriza abertura de curso de medicina na região

O Ministério da Educação autorizou a abertura de 11 novos cursos de medicina nas regiões Sul e Sudeste do País.  Dentre eles, está o curso que a Uninove (Universidade Nove de Julho) vai implantar em seu campus em Osasco, que está em fase de instalação.

A autorização foi formalizada na terça-feira. Os 11 cursos vão somar  710 novas vagas, de um total de 2.305 que serão abertas em todo o país nos próximos anos. Na Uninove de Osasco, serão 70 vagas   “O aumento no número de vagas dos cursos de medicina no país vai possibilitar, em médio prazo, a ampliação do atendimento e a melhoria no acesso da população à saúde”, afirmou, sobre a medida, o ministro Mendonça Filho. “Os novos cursos serão monitorados pelos próximos três anos. Serão realizadas visitas anuais para aferir a qualidade e a entrega dos compromissos firmados com o MEC”, completou.  A previsão é de que o curso de Medicina de Osasco comece a funcionar ainda este ano. Como parte de um convênio feito com a prefeitura, 10% das  vagas serão reservadas a estudantes da cidade, com bolsas incluindo 100% de desconto na mensalidade.

O campus fica no centro de Osasco, em um prédio de 15 andares, próximo ao Hospital Antônio Giglio, e vai abrigar outros 5 cursos superiores: Odontologia, Enfermagem, Educação Física, Serviço Social e Tecnologia em Radiologia.

A parceria entre a Uninove e a prefeitura inclui ainda “estágio” dos alunos de medicina no hospital municipal e 600 atendimentos por mês em serviços sociais que serão realizados pela universidade, como consultas odontológicas e ambulatório pediátrico. Além disso, está previsto um repasse de R$ 14 milhões para investimento na rede municipal de saúde.

Há também previsão de que os futuros médicos reforcem o atendimento na rede já a partir do primeiro ano de curso, atuando na  rede básica de saúde, emergência, atenção especializada, ambulatorial e hospitalar, incluindo UPAs e o CAPS. A Uninove também vai oferecer, em Osasco,  pós-graduação, latu sensu, em Enfermagem do Trabalho, Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal, Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Gerontologia, Imagenologia, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Nutrição Clínica Funcional.

Do Webdiario