Metrô SP-Cotia: Projeto funcional da linha 22 está atrasado e terá aumento de estações

A tão sonhada linha de Metrô em sistema de monotrilhos, ligando a Capital de São Paulo a Cotia deve atrasar ainda mais e o projeto segue lento.metro

Essa é a impressão, após nota do Metrô enviada ao Jornal Cotia Agora. O primeiro passo da implantação da Linha 22 (Bordô) é a licitação para a elaboração do projeto funcional, que foi assinado em agosto de 2013 e com previsão de conclusão para final de 2014 e início de 2015, mas que não ocorreu até agora, ou seja, o processo licitatório nem começou.

O projeto funcional é a primeira etapa da definição do traçado de uma linha de metrô e com base neste projeto será possível saber a previsão do número de passageiros, o sistema mais adequado para a operação da linha, percurso, quantidade de estações e custo da obra.

Após esta etapa, é elaborado o projeto básico, que define exatamente como serão as obras. O Metrô confirmou essa informação em agosto de 2014 e prometeu que a licitação do projeto funcional aconteceria nos meses seguintes.

Passado um ano, o assunto ‘esfriou’ e ninguém mais falou sobre as obras, que, para muitos, poderia ajudar a solucionar o caótico trânsito da Raposo Tavares.

Inicialmente o Metrô divulgou que a Linha 22 teria 16 estações, mas, segundo as informações passadas pela companhia ao Cotia Agora, o traçado pode ter quatro estações a mais, totalizando 20, porém, não especificou quais seriam as ‘novas’ paradas.

No projeto, a Linha 22 (Bordô) vai interligar a Linha 4 (amarela) na Estação Butantã, a linha 9 da CPTM (esmeralda) na estação Hebraica e a linha 20 do Metrô (rosa), ainda em projeto, na estação Rebouças, linha essa que ligaria Lapa a Moema.

Em 2013 a companhia anunciou que a Linha 22 teria 16 estações, que seriam: Parque Jardim Previdência (Km 11), Jardim Bonfiglioli (Km 12), L’Abitare (Km 13), Educandário Ester (Km 14), Monte Belo (Km 15), Jardim Boa Vista (Km 17), Cohab Raposo Tavares (Km 19), Santa Maria (Km 21), Estrada da Aldeia (Km 23), Granja Viana (Km 24), Mesopotâmia (Km 25), Estrada do Embu (Km 26), Parque Alexandre (Km 27), Sabiá (Km 31), Rotary (Km 32) e Cotia (Centro). No projeto mostrado à imprensa na época era previsto um pátio de manutenção e estacionamento de trens, que poderia ser próximo aos Kms 35 e 36.

O sistema destacado para operar a Linha 22 é de monotrilho, como o já existente na capital paulista, mas, segundo informações veiculadas em fevereiro deste ano no portal ViaTrolebus, há a possibilidade de ser operado por linha convencional.

A previsão inicial do projeto era de atender cerca de 550 mil pessoas, mas, com o atraso que vem acontecendo nas outras linhas do Metrô, e, com o crescimento desordenado de Cotia, e o aumento da população, este número deve sofrer uma alta bem considerável e, a Linha 22, se for construída, pode ser inaugurada totalmente defasada.

 

 

Um comentário em “Metrô SP-Cotia: Projeto funcional da linha 22 está atrasado e terá aumento de estações

  • 17/08/2015 em 17:25
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    Pelo menos houve um avanço substancial, agora ja sabemos até cor da linha. Se for para ser metro de superficie que seja nos moldes da linha 5 Lilás (Capão redondo X Largo 13), que aliás foi construida com a competencia da CPTM.

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