Mesmo na quarentena, mortes de motociclistas não diminuíram em Cotia

Mesmo com a pandemia de coronavírus, a cidade de Cotia registrou neste ano, e principalmente entre março e julho, número igual de mortes de motociclistas em acidentes de trânsito comparado ao ano passado. Segundo o InfoSiga, sistema do governo estadual, foram 8 mortes em cada período, mesmo com a redução expressiva de veículos em circulação na cidade desde o início da quarentena.

Sérgio Ejzenberg, mestre em Engenharia de Transportes pela USP (Universidade de São Paulo), indica fatores que podem justificar a estabilidade de mortes de motociclistas. Um deles é o aumento expressivo de entregadores de aplicativos, reflexo da crise financeira, que usam a moto como instrumento de trabalho.

“Ainda que tenha caído o número de pessoas usando motocicletas para se locomover, houve um aumento de motociclistas fazendo entregas. Então seguiu praticamente o mesmo número.” Para o especialista, o ritmo de trabalho dessa categoria, somado às ruas mais vazias, aumenta o risco de acidentes.

“Há uma pressão por produtividade que acaba levando a abusos como excesso de velocidade, manobras perigosas e desrespeito às leis de trânsito. É preciso que empresas e o poder público procurem maneiras para diminuir essa pressão, como uma remuneração melhor aos trabalhadores e um aumento da fiscalização”, explica Ejzenberg.

Da redação do Cotia Agora com Metro Jornal