Médicos que substituirão cubanos em Cotia devem chegar esta semana

Embora o Ministério da Saúde tenha anunciado que as contratações do novo edital do Programa Mais Médicos, para suprir a saída dos profissionais cubanos, estejam sendo feitas de maneira imediata, o prazo para que os aprovados comecem a atuar nas cidades segue até 14 de dezembro.

Balanço atualizado do Ministério da Saúde aponta que 97,2% das vagas do novo edital foram preenchidas. Até às 12 horas de segunda-feira, , são 30.734 inscritos com registro (CRM) no Brasil. Desse total, 21.407 foram efetivadas e 8.278 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata, ou seja, já escolheram onde vão trabalhar e agora tem até o dia 14 para apresentar os documentos de contratação.

A inscrição vai até 7 de dezembro pelo site maismedicos.gov.br. Neste edital do Mais Médicos são ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios, que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. Os profissionais recebem bolsa-formação de R$ 11,8 mil. Já a moradia e a alimentação são custeadas pelas prefeituras.

Desse total, 127 vagas são para atuar em cidades da região Oeste, sendo 37 para Osasco, 34 para Jandira, 30 para Carapicuíba, 23 para Itapevi e 3 para Cotia. Segundo informações da Secretaria da Saúde, os médicos que virão para Cotia chegam nos próximos dias.

Do Webdiario