Médicos e profissionais da saúde de hospital da região estão em greve

Médicos do Hospital Municipal de Jandira entraram em greve na sexta-feira (5), porque a empresa que era responsável pela gestão do hospital deixou a administração sem pagar os funcionários. Eles só atenderam casos de urgência durante o final de semana e no domingo (7).

Iraci Viana Caliaro, parente de paciente. “Meu avô está sendo muito bem atendido. Até agora, a enfermeira está cuidando muito bem, atenciosa, tudo bem tranquilo”

Os médicos afirmam que a antiga administradora do hospital, Instituto de Apoio e Gestão à Saúde (IAGES) receberam o salário de março e parte do de abril. O médico Renê Albarado Alba reclama da situação. “A gente quer receber os pagamentos, nós temos muitas despesas, temos dívidas a pagar. Então, precisamos receber.”

A Federação Nacional das Entidades Sociais e Comunitárias (Fenaesc) assumiu a gestão do hospital e o presidente da instituição se reuniu com os médicos para tentar intermediar a greve. “Da nossa parte nós tentamos harmonização até para evitar qualquer transtorno maior ainda para a população de Jandira.”

O secretário de Governo da Prefeitura de Jandira, Paulo Roberto dos Santos, e a Controladoria Geral da Prefeitura também participaram da reunião.

A Prefeitura diz que não pode assumir esta dívida, porque já pagou R$ 1,3 milhões para o IAGES pagar os funcionários do hospital.

Depois da conversa, os médicos decidiram romper a greve, porque a Prefeitura de Jandira se comprometeu a ajudar a cobrar a dívida. As enfermeiras do hospital reclamam que não receberam o dinheiro da rescisão.

Além da greve nos funcionários, a sala de emergência está sem maçaneta e algumas paredes têm mofo. Em fevereiro, o hospital não tinha antibiótico vencido há dois anos no estoque.

A Prefeitura de Jandira afirma que o IAGES ainda tem R$ 600 mil para receber e que este dinheiro só será pago quando o instituto acertar o que deve com os funcionários. Os representantes do IAGES não retornaram o contato do Bom Dia São Paulo até a publicação desta reportagem.

Do G1