Mais 244 rádios migram de AM para FM no Brasil

Com direito a benção do cardeal de Aparecida, Dom Damasceno, o governo formalizou nesta segunda, 7/11, a migração de mais 244 rádios AM para frequências FM, como a própria rádio Aparecida, em um processo de transição iniciado em 2014 e que no todo deve envolver 1,4 mil das 1,8 mil emissoras AM em operação no Brasil.

“Em um levantamento preliminar concluímos que a população atendida neste ato atinge aproximadamente 25 milhões de habitantes”, festejou o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante cerimônia no Palácio do Planalto. “Esperamos que mais algumas centenas migrem nos próximos meses”, emendou.

A declaração de interesse na migração foi exigida antes da definição do custo da mudança, que só foi resolvida no fim de 2015. Seria a principal explicação para o processo envolver 1.386 das 1.781 rádios AM. Delas, 948 já poderiam migrar em 2016. Outras 438 emissoras precisam de aguardar a digitalização da televisão, para liberação dos canais 5 e 6 (faixa por vezes chamada de FM estendida).

Por Luís Osvaldo Grossmann Convergência Digital