Mãe relata falta de vaga em creche de Vargem Grande e prefeitura não responde

Não é só em Cotia que existe falta de vagas em creche municipal. A nossa vizinha Vargem Grande Paulista também está com déficit na colocação de crianças nas creches da cidade.

Uma moradora enviou reclamação para o Jornal Cotia Agora dizendo não conseguir colocar sua filha na EM Maria da Penha Rodrigues, no Tijuco Preto. Entramos em contato com a prefeitura, mas, a assessoria de imprensa não nos deu nenhuma posição, o que não é a primeira vez que acontece e a mãe continua sem uma solução para o problema.

Confira o relato da mãe abaixo:

Em março de 2019 estive na creche EM Maria da Penha Domingues, que fica localizada na Rua Mineração Ouro Branco, no Bairro do Tijuco Preto em Vargem Grande Paulista, solicitando uma vaga para minha filha. Na ocasião me informaram que as vagas seriam disponibilizadas no mês de novembro.

Retornei no mês de novembro conforme informação que recebi, chegando lá me informaram que já tinha 44 nomes na lista de espera, e que eu deveria ter deixado o nome da criança quando estive lá no mês de março, foi quando eu questionei do porque não fui informada desse procedimento pela funcionária que me atendeu no mês de março, se eu estava ali solicitando uma vaga e a pessoa que me atendeu tinha conhecimento do procedimento deveria ter anotado o nome na tal lista de espera.
Em janeiro de 2020 novamente fui até a creche, lá me informaram que eu deveria esperar. Perguntei até quando, a resposta foi que provavelmente só teria vaga em 2021. Perguntei se a vaga na creche é direito de toda criança, a resposta foi que o bairro está se adequando a esta lei. A lei em questão é o art. 205 da constituição federal e o art 208 inciso lV. E também o art.53, lV do Estatuto da Criança e do adolescente que garante esse direito.
Obs. Os direitos citados não são novos, para o município ainda estar se adequando.
Lembrando que são mais de 45 crianças aguardando vaga, e a prefeitura tem a obrigação de disponibilizar vaga para todas.

*Alana da Silva Ferreira, moradora de Vargem Grande Paulista há mais de 25 anos.