Lutadora cotiana Aline Silva disputa Pan visando Olimpíadas de Tokyo

Começa a temporada para a olímpica Aline Silva, atleta de Cotia e que é Brasil no wrestling. Começa não apenas para ela, mas todos os atletas que sonham com a Olimpíada dão início aos trabalhos no Pan-americano que acontece até domingo em Lauro de Freitas, Bahia.

O primeiro dia de lutas já reúne um grupo muito forte de lutadores, sendo que a Aline vai para o combate no sábado, categoria livre até 76kg. São mais de 150 lutadores de 23 países, com destaque para o sempre favoritos Estados Unidos, Cuba e Canadá, as potências do wrestlling.

Mas em termos de eventos o Brasil está bem destacado porque sediou o Pan Sub 17 em 2014, no ano seguinte foi palco do Mundial Júnior e, de quebra, teve os Jogos Olímpicos no ano passado. Portanto, o mundo da luta livre tem estado ligado por aqui nas últimas temporadas, e segue agora com Pan-americano na Bahia.

“É uma alegria ver o Brasil entrar de vez no circuito dos torneios internacionais. Receber esses torneios é fruto do trabalho de atletas e de todos os envolvidos com o wrestlling brasileiro. Tenho certeza que a equipe nacional vai ter um bom desempenho e trazer medalhas para o País”, comentou Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestlling.

Aline Silva está entre os 24 da equipe nacional e que competem nos estilos greco-romano, wrestlling feminino e estilo livre. No primeiro, os destaques do Brasil são Davi Albino (98kg) e Joílson Júnior (66kg); no livre, o nome da vez é Filipe Esteves (65kg), sendo que no feminino a parada fica com Laís Nunes buscando o bicampeonato – foi ouro no Pan dos EUA em Frisco, ano passado. Aline Silva luta no estilo livre e entra com importante favoritismo na categoria 75kg. O Pan da Bahia é organizado Confederação Brasileira e sob chancela da United World Wrestlling das Américas.

De volta a Aline, a atleta da região tem pesagem hoje. Ela passou por um treino fortíssimo por mais de dois meses no Canadá, em Winnipeg, mas foi voltar para o Brasil e já rumar para a Bahia. Lembrando que Aline é a primeira brasileira a conquistar medalha num Mundial – em 2014 no Uzbequistão, disputou o título e ficou com a medalha de prata. No mesmo ano a fera foi medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos no Mundial Militar e também no GP de Paris.

No Pan de 2011 em Guadalajara foi medalha de prata, no de 2015 em Toronto, festejou o bronze. No Rio 16 ela chegou até as quartas-de-final. Ela perdeu para a russa Ekaterina Bukina e com isso precisava que Bukina vencesse as semifinais, pois isso recolocaria a brasileira na repescagem e para brigar pela medalha de bronze.

A russa estava vencendo, Aline naquela torcida geral pela algoz, mas nos segundos finais tem uma virada da cazaque Guzel Manyurova, a russa foi encostada e pronto, fim de sonho para a brasileira que se viu derrotada duas vezes por Bukina.

Agora a atleta de Cotia retoma o sonho olímpico vai para a luta amanhã. São os primeiros movimentos de Aline Silva em busca de Tóquio 20. Por tudo que tem mostrado no wrestlling brasileiro, pela quinta vez ela foi premiada pelo Comitê Olímpico do Brasil como a melhor da modalidade na temporada 2016.

Ela venceu concorrentes fortes como a amiga de luta e também campeã Laís Nunes, e Joílson Júnior, bronze no GP de Paris e ouro no Pan Júnior. Aline Silva ganha o prêmio de Melhor do Ano pela terceira vez consecutiva, sendo que a primeira premiação foi em 2006, a segunda em 2011; e a partir de 2014 só deu ela.

Por Márcio Sílvio do QG Notícias