Lista do Ministério da Saúde mostra Cotia e mais 5 cidades vizinhas com surto ativo de sarampo

A partir desta quinta-feira (22) todas as crianças de seis meses a 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país.

Determinação é do Ministério da Saúde e essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

Segundo o governo, o objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. Nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto, foram confirmados 1.662 casos de sarampo no Estado de São Paulo. Na região, Cotia e suas vizinhas Embu das Artes, Barueri, Carapicuíba, Jandira e Taboão da Serra estão na lista de municípios com surto ativo de sarampo.

É importante esclarecer que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.

Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses.

A vacina está sendo aplicada apenas em quem precisa fazer atualização vacinal, uma vez que Cotia não foi inserida pelo governo do Estado, até o momento, em Campanha de Vacinação.

Do Webdiario