Lei que mudaria nome será revogada e Parque continua se chamando Cemucam

A polêmica sobre a mudança de nome do Parque Cemucam teve um final feliz.

A união de frequentadores do parque nos últimos dias fez com que o autor do Projeto de Lei que mudou o nome do local voltasse atrás. Nesta quinta-feira (04) o vereador Paulo Frange (PTB) protocolou o pedido de revogação da Lei 16.531 de 21 de julho de 2016, que mudou o nome do Cemucam para Parque Santos Dumont.

Em nota enviada ao Jornal Cotia Agora, Frange comenta: “Há de se esclarecer que o projeto anterior de nº 257, que foi sancionado na Lei 16.531 é datado de 16 de junho de 2000.  Naquela oportunidade havia um grande interesse comum tanto dos moradores locais quanto dos frequentadores e usuários do parque para que seu nome fosse mudado para Parque Santos Dumont, em virtude da instalação que ali havia, da FUNDAÇÃO SANTOS DUMONT, com todo o seu acervo histórica de grande valor patrimonial e de interesse mundial. Hoje, anos se passaram e tanto a Fundação Santos Dumont quanto o Museu da Aeronáutica foram transferidos, indo para outro local e, como o nome do Parque é mais conhecido por todos como CENTRO MUNICIPAL DE CAMPISMO – CEMUCAM, o motivo que ensejava a mudança de denominação, determinada em lei,  deixou de existir. Estamos tomando todas as medidas necessárias para acelerar o processo“.

proto1

Entenda o caso

No dia 21 de julho um Projeto de Lei do ano 2000, de autoria do vereador de São Paulo, Paulo Frange (PTB), foi transformado na Lei 16.531 e mudou o nome do Parque Cemucam, na Granja Viana, para Parque Santos Dumont.

A alegação, em 2000, era de que seria uma justa homenagem ao Pai da Aviação já que um acervo histórico, inclusive com avião de pequeno porte, estava instalado em um galpão do parque.

Mas, passados os anos, todo o material foi retirado do Cemucam e, sem conhecimento de que não havia mais nada que lembrasse Dumont no local, os vereadores de São Paulo aprovaram a Lei.

A polêmica começou nas redes sociais e muitos frequentadores do parque ficaram indignados com a mudança. No último domingo (31) houve um ato no parque e a assinatura de um abaixo assinado para ser levado para Frange.

Nesta quinta-feira o protocolo de revogação da Lei foi feito e na próxima semana a Lei 16.531 deixa de existir, e, para alegria dos amantes do Cemucam, o nome está preservado.