Leandro Rubio estreia coluna: “Emagrecer x Perder Peso: Você Sabe a Diferença?”

Todos nós um dia já subimos em uma balança, e já pensamos preciso perder peso (emagrecer), isso é comum no nosso cotidiano. Mais será que realmente o que nos incomoda são os números que a balança mostra ou nossa gordura corporal?

Nessa minha primeira matéria como colunista do Jornal Cotia Agora, vou explicar a diferença entre Emagrecer (Perder Gordura Corporal) x Perder Peso.

Emagrecer e perder peso não são a mesma coisa, existe uma diferença significativa. Claro, um quilo pesa um quilo e isso nunca vai mudar. Porém, quando comparamos músculo e gordura chegamos a seguinte conclusão: o músculo é muito mais compacto que a gordura, ou seja, um quilo de gordura ocupa muito mais espaço do que um quilo de músculo. Claro, um quilo pesa um quilo e isso nunca vai mudar. Uma pessoa pode ver o peso diminuir na balança sem de fato emagrecer, assim como pode se perder medidas, sentir as roupas ficarem mais largas e o peso continuar o mesmo.

Isso acontece porque ao perder peso há apenas redução da massa corporal total e ao emagrecer se diminui o volume de gordura corporal, ou seja, a massa magra (músculos e ossos) se mantém ou aumenta. E como as fibras musculares pesam mais e ocupam menos espaço do que a gordura, a primeira diferença é a redução de medidas.

gordura

Qual o mais saudável?

O mais saudável é sem dúvida, perder gordura ao invés de apenas perder peso, já que a gordura em excesso representa um risco à saúde. Para isso, é essencial a prática de atividades físicas. E passar muitas horas sem comer, sem movimentar o corpo, também não é uma boa estratégia. Estudos provam que as pessoas que fazem apenas dieta têm 50% da redução do peso vinda da perda de massa muscular.

O ideal é mudar de alimentação, ao invés de parar de comer, e sempre fazer atividades aeróbicas e de resistência voltadas para o trabalho de fortalecimento muscular.

Em todas as matérias vou trazer pra vocês um plano de treino funcional para fazer em casa!

https://www.youtube.com/watch?v=raRwOqd7OG8&feature=youtu.be

Série para membros inferiores e condicionamento físico

Execute esta série 4x com intervalo de 2 minutos entre cada série.

–  Salto Funcional (10 rep.)

–  Agachamento (315rep.)

–  Salto Funcional (10 rep.)

–  Afundo Alternado (10 rep. cada perna)

–  Agachamento estático (Rep. de 30 segundos)

Leandro Rubio  Graduado em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN); Especialista em Futebol e Futsal pela Universidade Gama Filho (UGF); em Pedagogia do Esporte pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Fisiologia do Exercício pelas Faculdades Integradas AVM. Preparador Físico com passadens pelos clubes: Cotia FC (SP), União ES (MT), Tupã FC (SP), CA Assisense (SP) e Grêmio Barueri F. Ltda (SP). Atualmente atua como Personal Trainer. Contato: rubio_sports@hotmail.com

Leandro Rubio: Graduado em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN); Especialista em Futebol e Futsal pela Universidade Gama Filho (UGF); em Pedagogia do Esporte pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Fisiologia do Exercício pelas Faculdades Integradas AVM. Preparador Físico com passadens pelos clubes: Cotia FC (SP), União ES (MT), Tupã FC (SP), CA Assisense (SP) e Grêmio Barueri F. Ltda (SP). Atualmente atua como Personal Trainer. Contato: [email protected]