Kartódromo da Granja recebe o projeto Tudo de Cor com Rubens Barrichello

Local, que sedia oficinas para crianças do projeto IBKart, recebe novas cores nos muros

Na última segunda-feira (06) foi inaugurada a nova pintura do Kartódromo da Granja Viana, realizada pelo projeto “Tudo de Cor”, da Coral. A ação é fruto de uma parceria entre a marca de tintas e o projeto IBKart, do Instituto Barrichello, que atende crianças carentes e, por meio do kart, passa valores como superação, determinação, ética e cidadania.

O kartódromo, onde são realizadas as atividades do IBKart, passa agora a ter os muros mais coloridos e com intervenções do artista Henrique “EDMX” Montanari, que reproduziu desenhos de crianças atendidas pela iniciativa. O piloto Rubens Barrichello e um mutirão de 50 pessoas foram responsáveis pelas pinceladas finais.

“O projeto ‘Tudo de Cor’ tem como grande missão levar mais cor para a vida das pessoas. E fazer isso junto a uma inciativa que trabalha por um futuro melhor para crianças é extremamente gratificante para nós. Esperamos que o colorido possa contribuir ainda mais para melhora da realidade delas”, diz Marcelo Abreu, gerente de marketing institucional da AkzoNobel Tintas Decorativas e líder do Projeto “Tudo de cor”.

Idealizado e acompanhado pelo piloto Rubens Barrichello, o IBKart atende no total 96 crianças e oferece oficinas que ensinam pilotagem do kart e preparam para os desafios da pista, sempre relacionando com os desafios da vida real.

rubinho“O Instituto Barrichello nasceu para combater a desigualdade e a exclusão social. Hoje, impactamos mais de 1500 famílias, atendendo crianças, adolescentes e idosos, em 5 projetos. Aqui em Cotia, por meio do kart, o IBKart ajuda a desenvolver a concentração, a disciplina, a perseverança, a determinação, o raciocínio e, principalmente, o trabalho em equipe das crianças atendidas pelo projeto. É muito bom acompanhar a evolução da turma e contar com o apoio da Coral, por trazer mais colorido, arte e o sonho das crianças estampados aqui no KGV”, disse Rubens Barrichello.

Sobre o “Tudo de cor”

Desde 2009, o projeto sociocultural “Tudo de cor”, da Coral, leva cor para a vida das pessoas, melhorando suas vidas por meio da transformação de seus lares e cidades. Nos últimos sete anos, o projeto pintou mais de 8 mil imóveis pelo Brasil, além de capacitar pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando cerca de 4 mil aprendizes formados. A iniciativa cuida e embeleza as casas, espaços públicos e patrimônios históricos, inspirando e engajando moradores, voluntários e cidadãos em geral em uma grande onda de cor, renovação e otimismo. A preocupação com o meio ambiente também faz parte do “Tudo de cor”.

Atualmente, são usados exclusivamente produtos à base de água, o que reduz o impacto na natureza. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima individual e do senso de cidadania coletivo. Em 2011, o projeto foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

Sobre o Instituto Barrichello

O Instituto Barrichello, criado pelo piloto Rubens Barrichello nasceu em 2005 como entidade sem fins lucrativos, para combater à desigualdade e a exclusão social. Desenvolve projetos inovadores capazes de provocar impacto social e mudanças de comportamento bem como gerar novas possibilidades sociais, contribuindo para abrir horizontes de crianças, adolescentes, jovens e idosos. A direção está focada na promoção da ética, da cidadania e do fortalecimento dos vínculos e valores familiares e comunitários.

Atuando em rede com organizações sociais, movimentos e escolas públicas localizadas em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica, o Instituto Barrichello desenvolve projetos, promovendo cidadania participativa, ampliação da consciência de direitos e deveres, cultura de paz e o estímulo de ações protagonistas. Temos o Esporte, a Atividade Física e o Brincar como ferramenta de transformação que promove educação, desenvolvimento humano e gera qualidade de vida. Hoje beneficiamos 1500 pessoas semanalmente em 5 projetos, alcançando 15 comunidades em São Paulo.

Por William Melo – Revista Circuito