Justiça Eleitoral recebe mais de mil denúncias de propaganda irregular, sendo 53 em Cotia

A Justiça Eleitoral paulista recebeu, nos últimos dois meses, 1.324 denúncias de propagada irregular em todo o Estado.  

Somente na capital foram recebidas 140 reclamações. O sistema Denúncia On-line, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para receber queixas dos cidadãos, registrou mais de 900 denúncias de cartazes, placas, banners e outdoors que estariam contrariando as regras da propaganda eleitoral.

Do total de reclamações, 976 delas já tiveram os procedimentos de verificação e decisão concluídos. As zonas eleitorais, responsáveis pela apuração dos registros, consideraram que somente 203 denúncias referiam-se a propaganda de fato irregular – foram 35 na capital. Nesses casos, os responsáveis foram notificados para que retirassem o material em 48 horas.

O sistema Denúncia On-line só recebe reclamações relativas à propaganda em vias públicas, em locais de uso comum (cinemas, centros comerciais, templos, ginásios, etc.), em bens particulares (quando forem superiores a 0,5m2) e em outdoors. Outras denúncias podem ser relatadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral ou registradas no aplicativo Pardal .

A cidade de São Paulo é a que mais gerou denúncias com 271, seguida de Guarulhos com 107. O município da região oeste que mais teve reclamações foi Cotia que ficou em terceiro lugar no geral com 53. Barueri até agora ocupa a 13ª posição com 28 denúncias, Osasco na 21ª posição, com 23 reclamações na Justiça eleitoral. Carapicuíba (11), Itapevi (5), Jandira (2) e Santana de Parnaíba (2) completam a lista de denúncias

Por Robson Donizete – Correio Paulista