Justiça Eleitoral de Cotia indefere três candidatos a prefeito

A Justiça Eleitoral de Cotia indeferiu na sexta-feira (9) a candidatura de três candidatos a prefeito e um ainda aguarda decisão. Ambas as decisões cabem recurso no TRE – Tribunal Regional Eleitoral e, se for o caso, no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, que é a terceira instância de julgamento.

Vanessa Gravino (Psol), Quinzinho Pedroso (PSB) e João Santos (PMN) tiveram suas candidaturas consideradas irregulares em decisão do Juiz da Comarca, Sérgio Augusto Duarte Moreira.

No caso de Vanessa, única mulher que postula o cargo do Executivo de Cotia, o problema foi em relação da entrega de um documento. “Trata-se de uma questão burocrática, de simples solução. Uma vez entregue a documentação dentro do prazo do recurso, a candidatura será deferida. A campanha de Vanessa Gravino para prefeita segue firme“, diz a candidata.

Já João Santos, teve a candidatura indeferida devido a problemas de filiação de seu vice, Sílvio Medeiros, já que o estatuto do partido rege que o candidato deva ter mínimo de um ano de filiação. O partido substituiu o vice e nomeou Juliana Martins.

O caso mais polêmico e que causou barulho na cidade é de Quinzinho Pedroso, que, na decisão da Justiça Eleitoral,  foi a rejeição de suas contas na época que era prefeito. Porém, na época os vereadores da cidade aprovaram as contas de Quinzinho. Uma decisão recente do STF – Supremo Tribunal Federal, diz que a competência de julgar as contas de prefeitos é das câmaras municipais e não do Tribunal de Contas do Estado. Quinzinho disse à nossa reportagem que está tranquilo e que o recurso já estará no TRE nesta segunda-feira (12).

Rogério Franco (PSD), Welington Formiga (PTB), Moisés Cabrera (PC do B) e Adilson Lima (Rede) tiveram as candidaturas deferidas.

Comenta-se na cidade que nesta semana a Justiça Eleitoral impugne a candidatura de mais de 30 candidatos a vereador, por não cumprirem os prazos estabelecidos nos estatutos dos partidos, de poder concorrer  a eleição com o mínimo de um ano de filiação. Na lista estariam até três atuais vereadores.