Jovens de Cotia e região nascidos em 2002 devem se alistar pela internet ou Junta Militar

O alistamento no serviço militar para 2020 começou em janeiro e os jovens de Cotia e região que nasceram em 2002 devem fazer o registro no site oficial ou na Junta Militar.

O prazo termina em 30 de junho e o jovem precisa ter CPF para validar no site oficial (www.alistamento.eb.mil.br). Se não tiver o CPF, o jovem, no caso de Cotia, tem que se dirigir até a Junta Militar, na Rua Jorge Caixe, 306, no bairro do Portão (prédio da Cesep) e levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e RG.

Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para pagar multa. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

Contudo, há situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar para deixar de participar do alistamento. Já os deficientes físicos podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.