Jogos Escolares do Estado seguem com inscrições abertas

Os jovens atletas da rede estadual, escolas municipais, particulares ou escolas técnicas estaduais e federais ainda podem se inscrever nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2015.

As escolas interessadas devem formalizar a inscrição, imprimindo três vias em papel timbrado do modelo disposto na página 75 do regulamento dos Jogos Escolares com as informações digitadas dos alunos, categorias e modalidades. O documento será protocolado nas Diretorias de Ensino.

Os alunos são divididos em quatro categorias: pré-mirim, para nascidos entre 2003 e 2005; mirim, adolescentes com até 14 anos de idade; infantil, até 17 anos; e juvenil, para nascidos em 1997. Até 20 de março, as inscrições estão disponíveis para as categorias mirim e infantil. Entre 3 e 20 de agosto se iniciará o período de inscrição do pré-mirim e juvenil.

– Consulte aqui o regulamento da competição

Os Jogos Escolares de São Paulo classificam as equipes para os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional da competição que seleciona atletas para as delegações olímpicas. Em 2014, dois mil alunos de escolas estaduais representaram 15 Diretorias de Ensino nas finais do paulista e 58 medalhas foram conquistadas na fase nacional.

Paratletas

Para 2015, 24 modalidades estão disponíveis para que alunos com deficiência física, intelectual ou visual se inscrevam nessa edição. Entre elas, destaca-se o atletismo, ciclismo, judô, além da luta olímpica.

– Faça aqui a inscrição de alunos com deficiência

A participação nos Jogos Escolares é o primeiro requisito para integrar a delegação paulista nas Paralimpíadas Escolares 2015.

Esporte no Currículo

O ensino de práticas esportivas é obrigatório nas cinco mil escolas da rede. A base para o planejamento das aulas é o Currículo do Estado de São Paulo que estipula o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano letivo.