Jogadores revelados por projeto do Templo Zulai em Cotia, estreiam em campeonato do Taiwan

O campeonato de futebol de Taiwan começou na data prevista, com medidas de segurança reforçadas, no final de semana. Os oito clubes que fazem parte da primeira divisão, chamada Premier League, entraram em campo entre sábado e domingo e iniciaram uma batalha de 21 rodadas em busca do título e de uma vaga na Liga dos Campeões da Ásia, a Libertadores deles. Mesmo em meio à pandemia, o futebol e principalmente o beisebol serem disputados, ainda que sem público, é uma amostra de como o país enfrentou o coronavírus.

Quatro brasileiros estão inscritos no torneio, dois deles atuando no Taiwan Steel, que começou a temporada 2020 vencendo por 4 a 2 fora de casa o Ming Chuan. O zagueiro Igor Maurício, 22 anos, e o meia-atacante Vitor Alves, ambos paulistas, têm uma história parecida e chegaram ao outro lado do mundo em caminhos parecidos.

Eles eram estudantes que participavam do projeto social Filhos de Buda, no Templo Zu Lai, em Cotia e foram selecionados para ganhar bolsas de estudos em uma universidade de Taiwan e jogar futebol. Ficaram oito meses confinados no local para ter um curso intensivo de mandarim e inglês e aprender sobre os hábitos locais, principalmente a alimentação.

Segundo eles, foram esses hábitos que ajudaram o país a sentir menos os efeitos do coronavírus. O país não chegou a decretar quarentena, mas foi sugerido aos moradores que evitassem circular pelas ruas desnecessariamente e a redobrar os cuidados.

— Não ficamos parados por causa do vírus, treinamos, agora estamos indo para a aula, para o treino e para o alojamento. Não ficamos circulando na rua, evitamos sair para outras atividades — conta Igor Maurício.

Vitor Alves completa:

— A cultura asiática ajudou, como o costume de colocar máscaras assim que começa a suspeita de ter alguma doença. Aqui, não é autorizado a entrar no metrô sem máscara. Na faculdade, param todos os que estiverem chegando, mesmo de quem está no carro.

O campeonato de Taiwan tem duração de seis meses, vai de abril a outubro. A fórmula é simples: os oito clubes da primeira divisão jogam entre si em três turnos, e o campeão vai para a Liga dos Campeões da Ásia. Os dois últimos disputam play-off de rebaixamento com os dois melhores da segunda divisão. Ao todo, são disputados 21 jogos na temporada regular.

Em um primeiro momento, o governo determinou que todas as partidas serão de portões fechados, permitindo apenas a entrada de quem faz parte do jogo (atletas, árbitros, comissões técnicas, equipes de apoio e transmissão). Todos são submetidos a testes e se algum der positivo, o campeonato será automaticamente paralisado por 14 dias.

O esporte é visto como uma maneira de deixar as pessoas em casa na quarentena em Taiwan. A presidente da chamada “República da China”, Tsai Ing-wen, postou um vídeo em suas rede sociais acompanhando uma partida de beisebol no último domingo incentivando a população a torcer, cada um de sua residência.

Por Rafael Diverio – Gauchazh