João Dória e Márcio França polarizam apoio de prefeitos na região

Faltando 50 dias para a realização das eleições gerais, os prefeitos das oito cidades que compões a região Oeste da Grande São Paulo (Osasco, Cotia, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus), já definiram para qual candidato ao governo do Estado pedirão votos.

João Dória (PSDB) e Márcio França (PSB) terão a preferência dos atuais mandatários dos municípios, sendo que o tucano leva pequena vantagem e terá palanque com aos prefeitos Gregório Maglio (Pirapora), Élvis Cezar (Parnaíba), Rubens Furlan (Barueri), Igor Soares (Itapevi) e Rogério Franco (Cotia).

Já o atual governador Márcio França fará campanha com Rogério Lins (Osasco), Marcos Neves (Carapicuíba) e Paulo Barufi (Jandira). O último prefeito a aderir a uma das candidaturas foi Gregório Maglio, que realizou na última sexta-feira, 10, evento na cidade, junto à militância tucana e candidatos a estadual e federal da coligação de Dória. Os outros postulantes ao governo Adriano Costa e Silva (DC), Cláudio Fernando Aguiar (PMN), Edson Dorta (PCO), Lisete Aleralo (PSol), Luiz Marinho (PT), Marcelo Cândido (PDT), Paulo Skaf (MDB), Rodrigo Tavares (PRTB), Rogério Chequer (NOVO) e Toninho Ferreira, não terão ajuda dos mandatários.

De acordo com dados coletados junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até o mês de junho deste ano, a região Oeste tem cadastrados aproximadamente 1.7 milhão de eleitores e os prefeitos, em sua maioria, possuem prestígio político e estrutura para organizarem as campanhas em suas cidades. Portanto, leva grande vantagem o candidato que fecha acordo de colaboração dos chefes do executivo local. No entanto, nem sempre o apoio na região significa bom desempenho nas análises de intenção de voto.

Atualmente, o de acordo com os principais institutos, Paulo Skaf (PDB), aparece tecnicamente empatado com o João Dória (PSDB) em primeiro lugar nas pesquisas. Márcio França está em terceiro, nos mesmos relatórios.

Por Júlio Rezende – Webdiario