João Barcellos: Cidade Histórica

Uma história desde a velha Aldeia Koty, ao lado do portinho fluvial de Carapocuyba, onde, no Séc. 16, Fernão Dias Paes e Vaz-Guassu ajudaram a instalar a Capela de Nª Sª do Monte Serrat, depois levada para o sertão de Itapecerica, em 1703, e feita freguesia e Paróquia de Nª Sª do Monte Serrat da Acutia, em 1713.

Abrangendo regiões como Itapevi, Jandira, Ribeirão da Vargem Grande, parte de Embu e Carapicuiba, recebeu ainda a região autônoma de Caucaia. Dita a esquina dos portugueses que subiam a serra e chegavam no sertão a oeste do planalto, Cotia perdeu importância estratégica quando Afonso Sardinha (o Velho) conquistou o Pico do Jaraguá e fez do portinho de Carapocuyba o ponto inicial para o bandeirismo, entre 1592 e 96; mas, levada a aldeia para o sertão itapecericano ela logrou um progresso agropecuário que a fez parte do celeiro de abastecimento a Sam Paolo dos Campi de Piratinin, como bem registrou o Morgado de Mateus, no Séc. 18, ao tempo em que chefiava a Capitania paulista.

Quando, em 2 de Abril de 1856, ganhou independência administrativa e política, Cotia continuou, porém, uma vida social sob o cabresto ideológico do coronelismo desconfiado de qualquer evolução, e até a chegada da maria-fumaça à região, via Itapevi, sofreu atrasos por causa de tanta ignorância. Só quando os japoneses, no início do Séc. 20, estruturaram a Cooperativa Agrícola Cotia é que a região deu o seu primeiro salto de qualidade urbana. Depois disso, o bairro Granja Vianna sediou uma importante cintura industrial que responde por mais de 60% da arrecadação e sustenta o Erário Público municipal. Na outra banda do Morro Grande, o distrito Caucaia do Alto é a maior região urbana-rural e deveria ser referência ecourbana, mas não é por força da inoperância dos políticos locais.

Aqui nasceram Diogo Feijó, o regente do império, e Baptista Cepellos, escritor e promotor público e capitão da Força Pública.

Hoje, sem Itapevi, sem Ribeirão da Vargem Grande (agora Vargem Grande Paulista) e sem Jandira, a municipalidade de Cotia deve a si mesma a independência de Caucaia do Alto, até para poder se estruturar adequadamente e progredir em harmonia e com justiça social.

BARCELLOS, João _ autor de “Cotia / Uma História Brasileira”, “Baptista Cepellos”, “Vargem Grande Paulista”, “Granja Vianna”, “Caucaia do Alto”, entre outros livros com base da história da luso-brasilidade. [[email protected]]