Itapevi suspende licitação do transporte por tempo indeterminado

A prefeitura de Itapevi suspendeu por tempo indefinido a concorrência pública destinada à concessão do transporte coletivo na cidade.

Como mostrou o Diário do Transporte, o certame havia sido lançado pela prefeitura há apenas uma semana, no dia 22 de julho, marcando a sessão pública de recebimento e abertura dos envelopes para 26 de agosto. A publicação não esclarece os motivos da suspensão da concorrência.

Em março passado foi lançada uma consulta pública para tomada de sugestões para o edital. No dia 15 de abril deste ano foi promovida uma audiência pública para debater a nova concessão de serviços de ônibus na cidade. Atualmente, as linhas de Itapevi são operadas pela Benfica.

A prefeitura apresentou na audiência pública em abril alguns itens básicos que deveriam constar do edital, que ainda não estava disponível no site oficial.

Na audiência foi feita uma projeção de frota de 85 ônibus, sendo 10 reservas, com 36 linhas e cada ônibus não pode ter mais de 10 anos de fabricação e a idade média da frota será também de 10 anos.

O projeto básico previa wi-fi em todos os ônibus, ar condicionado, acessibilidade para pessoas com deficiência, redução dos índices de poluição com sistema mecânico inteligente e integração com outros sistemas de transportes na cidade.

Pela lei municipal, a concessão pode durar 20 anos com renovação por igual período.

Ainda em dezembro de 2020, a prefeitura atualizou a legislação que trata das políticas públicas municipais de mobilidade urbana, revogando a lei anterior e aprovando a Complementar 130, relativa aos transportes coletivos urbanos de Itapevi. A concessão autoriza a empresa vencedora a prestar os serviços durante 20 anos, com renovação do contrato por igual período.

Por Alexandre Pelegi – Diário do Transporte