Itapevi cria o Castramóvel, para atender cerca de 5 mil animais por ano

Moderno e com alta tecnologia no seu interior. Essas são algumas das características do Castramóvel – Serviço Médico Veterinário Móvel e Gratuito para Cães e Gatos de Itapevi. Trata-se um ônibus totalmente adaptado que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, como consultório veterinário itinerante, que circulará pelas ruas do município realizando castrações gratuitas de cães e gatos pré-agendadas.

O equipamento será entregue pela Prefeitura à população no dia 15 de fevereiro (sábado).

O Castramóvel integra a série de ações para controlar a população animal, principalmente o número pets abandonados nas ruas.

Para dar início aos trabalhos e colocar fim em uma das mais antigas demandas dos moradores e dos protetores animais, serão realizadas as 30 primeiras castrações no Castramóvel, que tem capacidade de realizar 4.900 cirurgias anuais. Também serão entregues remédios para a recuperação dos animais, a serem administrados pelos seus donos.

Ônibus adaptado

O veículo tem comprimento de nove metros e conta com ampla infraestrutura para atendimento e procedimentos cirúrgicos. Possui piso revestido, revestimento lateral interno lavável, sistema elétrico redimensionado, rede de gases, sistema de iluminação de emergência, cuba de inox e extintores de incêndio. Atuarão no Castramóvel três médicos veterinários, oito auxiliares e dois motoristas.

Como o serviço funcionará

O Castramóvel irá percorrer bairros pré-estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais com o intuito de realizar a cobertura completa de castração de cães e gatos em toda a cidade. O serviço será exclusivo a moradores de Itapevi. Para ter acesso, o itapeviense deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência do município atualizado (no máximo três meses) no nome da pessoa que fará a inscrição para a castração. Após o cadastro será realizado o agendamento da cirurgia.

Quem deseja realizar a castração deverá preencher a ficha de inscrição e assinar o termo de consentimento cirúrgico no local onde o Castramóvel estiver estacionado.

Em caso de intercorrência cirúrgica, os animais poderão ser encaminhados à Clínica de Suporte da empresa contratada para realização das castrações no município. Lá, os pets deverão permanecer até seu pronto restabelecimento.

Os animais castrados apenas receberão alta médica veterinária após o retorno de todos os reflexos de consciência, sendo liberados com receituário médico pós-operatório, contendo antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, que serão entregues pela Prefeitura, mas administrados pelos proprietários dos pets.

Mais informações sobre inscrições, dúvidas e orientações sobre o funcionamento do Castramóvel podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862 ou diretamente no DCPA (Departamento de Cuidados e Proteção Animal) da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O e-mail para contato é [email protected].