Itapecerica e Embu Guaçu saem na frente e aumentam cadeiras na Câmara

Os municípios de Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra em 2016 saem na frente das demais cidades do Conisud que ampliam o quadro de vereadores na Câmara Municipal.

Passam a valer já nas próximas eleições municipais, a alteração da lei orgânica aprovada em 2014, em ambas as Casas de Lei. O legislativo de Itapecerica passa de 12 para 17 vereadores e em Embu-Guaçu de 10 para 13.

Para o presidente da Câmara de Itapecerica, Alex Pires, a ampliação das cadeiras é um beneficio para o município, uma vez que terá mais parlamentares nas ruas fiscalizando as questões de interesse coletivo. Além disso, a PEC estabelece um número minimo de 12 vereadores e máximo de 21, que segundo Pires é um exagero, diante dessa realidade os edis optaram por aprovar a alteração da lei orgânica do município para 17, que já passa a valer nas eleições de 2016.

“Eu acredito que a população vai ganhar porque querendo ou não, o vereador é a linha de frente do povo, então hoje temos 12 e nossa cidade é grande. Já tinha 17 vereadores e acompanhamos o bom senso da PEC que foi aprovada, que diz que até 160 mil habitantes ter 19 vereadores, e hoje em Itapecerica temos aproximadamente 175 mil habitantes, e na tabelinha da PEC teríamos 21 vereadores, mas usamos o bom senso e votamos para 17. Tenho certeza que o ganho será da população, porque terá mais pessoas para estar representando o povo”, disse Pires.

Com relação ao impacto financeiro e reformas de adequação de espaço especialmente em Itapecerica, o vereador Alex Pires garante que a preocupação é em gastar pouco mas afirma que a Casa é grande e comporta essa mudança, uma vez que há alguns anos essa conversa de ampliação das cadeiras é feita. “A Casa já vem se preparando para o impacto financeiro e foi sinalizado que há possibilidade de ter 17 vereadores. A questão de gastos não muda muita coisa, vamos reduzir algumas coisas para adequar. Na verdade serão feitos pequenos ajustes, o nosso prédio é novo e temos espaço, então com relação a obras será um gasto pequeno não é nada acima do esperado. Quando o ex-presidente e atual prefeito Amarildo Gonçalves comprou o prédio pensou nisso e vamos trabalhar em cima de divisórias”, salientou.

Na região 

As demais cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste (Conisud) atualmente tem um número diferente de vereadores. Em Embu das Artes são ocupadas 15 cadeiras, Taboão da Serra e Cotia possuem 13 vereadores, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista dispõem de 9 vereadores cada uma, e Juquitiba com 11.

Do Jornal na Net