IPTU de Cotia deve ter aumento em torno de 7% para 2017

O período que compreende o final de um ano e início do outro é marcado pelo recebimento de carnês de conhecidos impostos como IPTU e IPVA, Imposto Predial e Territorial Urbano e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, respectivamente. O primeiro a chegar geralmente, é o carnê emitido pelas administrações municipais referente ao IPTU.

A Prefeitura de Cotia informou que os mesmos serão emitidos a partir da segunda quinzena deste mês e que a expectativa é que aproximadamente 86 mil carnês sejam enviados pelos Correios. O valor ainda não está definido, segundo informou a administração municipal, mas o imposto será reajustado apenas com a correção do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), algo em torno de 7%. O contribuinte poderá pagar o tributo em até 12 parcelas e o vencimento será sempre no dia 20 de cada mês, quem pagar à vista terá 10% de desconto.

De acordo com levantamento feito pela reportagem, nenhum município apresentou, ao longo deste ano, projeto de lei para aumentar o valor do tributo, portanto, o contribuinte terá o seu imposto reajustado apenas pelo índice de inflação oficial (IPCA) de 2016, que será anunciado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Por Vânia Alves  – Diário da Região Castello-Raposo