Internazionale de Milão vai construir CT na região

A cidade de Barueri foi escolhida pela Internazionale de Milão, da Itália, para sediar um centro de formação de jovens atletas, como parte da expansão de seu programa socioeducativo.

O anúncio foi feito pelo ex-jogador e vice-presidente do clube, o argentino Javier Zanetti, que atualmente também é o responsável pelo projeto, batizado de Inter Academy. A apresentação foi feita no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. De acordo com informações do site Vavel, especializado em notícias sobre esportes, a iniciativa propõe a abertura de escolas de futebol de juniores, em todo o País, para o desenvolvimento dos atletas também no setor socioeducativo.

No caso específico de Barueri, o projeto envolve um centro de formação e especialização técnica que atenderia cerca de oito mil crianças de baixa renda, com idade entre 6 e 17 anos. Elas também passariam por peneiras para atuar na Inter Academy, sede do projeto, na Itália, e ainda para formar o time FC Inter Barueri, que tem a intenção de participar de competições da Federação Paulista de Futebol .

 

As datas para o convênio e estrada em operação do CT de Barueri ainda não foram divulgadas. Mas uma rede de 27 escolas de futebol de 11 Estados brasileiros vão iniciar atividades em parceria com o time italiano. Hoje, acontece um treinamento específico para técnicos brasileiros, já como primeira ação dentro do novo projeto, no Rio de Janeiro. Os representantes italianos também passam por Barueri, no dia 1º de novembro, e em Curitiba, no dia 2 de novembro.

A Inter Academy já tem sede em países como Estados Unidos, China, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita. A Internazionale de Milão é um dos clubes mais tradicionais do futebol italiano e mundial. A equipe é dona de 18 títulos nacionais, 7 Copas da Itália e 5 Supercopas da Itália, além de 9 títulos internacionais, incluindo o tricampeonato da Liga dos Campeões. Dentre os atletas de destaque que já defenderam a Inter estão os ex-jogadores Ronaldo Fenômeno, do Brasil, e Lothar Matthaus, da Alemanha. Atualmente, conta com o brasileiro Felipe Melo.

Do Webdiario