INSS convoca milhares que têm auxílio-doença e aposentadoria por invalidez

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) convocou novamente para perícia milhares de segurados que recebem aposentadoria por invalidez, auxílio-doença ou auxílio acidente. Os nomes foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (1º). A lista dos beneficiários convocados pode ser consultada aqui. Os nomes estão listados pela ordem (do menor para o maior) do número do benefício.

Ligue no 135
Quem quiser checar se seu nome está na lista dos convocados pelo INSS também pode entrar em contato pelo telefone 135. Ao ligar, tenha em mãos o número do CPF (ou do PIS/Pasep) do segurado, o número do benefício, documentos pessoais (como RG), além de papel e caneta para fazer anotações.

Todas as pessoas convocadas precisam entrar em contato pelo telefone 135 em até cinco dias corridos, a partir de hoje, para saber a data marcada para a perícia. Quem não entrar em contato pode ter o benefício suspenso até passar pela perícia.

Não tem como ir?

Se a pessoa estiver internada ou doente e não puder comparecer à perícia deverá pedir a alguém de sua confiança que informe ao INSS, em uma de suas agências, sobre o impedimento. Esse representante deve evar o documento de identidade do segurado e um documento que comprove que não tem como comparecer –um atestado médico, por exemplo. Com isso, ele poderá solicitar ao beneficiário uma perícia hospitalar ou domiciliar.

Após 200 mil perícias, 180 mil benefícios cancelados O governo está fazendo um pente-fino nos benefícios concedidos pelo INSS. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) estima economizar R$ 2,6 bilhões por ano com os cancelamentos de 159.981 benefícios como os de auxílio-doença. De acordo com a pasta, até o dia 14 de julho foram feitas 199.981 perícias nesse grupo. Outros 20.304 benefícios foram cancelados porque os beneficiários não compareceram após serem convocados.

A expectativa é de que a economia seja ainda maior com a conversão de 31.863 benefícios em aposentadoria por invalidez; 1.802 em auxílio acidente e 1.058 em aposentadoria por invalidez (com acréscimo de 25% no valor do benefício).

Há ainda 5.294 pessoas que foram encaminhadas para reabilitação profissional. A expectativa é de que 530.191 benefícios de auxílio-doença sejam revisados, resultando em economia de R$ 2,6 bilhões para os cofres públicos.

Da Agência Brasil