Inscrições abertas para festival do churrasco em Osasco

Nos próximos dias 6 e 7 de maio, o churrasco vai ficar por conta das equipes que irão disputar o 1º Osasco Barbecue Festival, que acontece no estacionamento da prefeitura.

Quem quiser concorrer pode fazer a inscrição até quinta-feira (4) enviando um e-mail para [email protected]. Para participar não é necessário ser morador de Osasco, mas precisa estar associado à Associação dos Churrasqueiros do Brasil.

O evento, que tem tudo para ser um verdadeiro show gastronômico, será aberto ao público às 12 horas de sábado, mas a final mesmo acontece na tarde de domingo.

O segredo para vencer vai estar na técnica e no sabor. Para isso, as equipes terão que preparar quatro categorias de assados: carne bovina, aves, costelinha suína e, para quem defende a alimentação sem origem animal, o campeonato incluiu, também, o melhor assado para vegetarianos.

“Nessa categoria a equipe pode preparar qualquer assado feito em churrasqueira que não tenha proteína animal. Pode ser alcachofra, tofu, carne de soja, palmito ou vegetais”, disse Joel de Oliveira, vice-presidente da Associação dos Churrasqueiros do Brasil.

Oliveira lembra que as equipes poderão comercializar seus assados, porém, nem todo tipo de carne entra na disputa. “A partir das 12 horas o local será liberado para as equipes venderem seus assados. Mas vale lembrar que as equipes até podem preparar filé mignon ou picanha para vender aos consumidores, porém, para apresentar aos jurados, na categoria assado com carne bovina, os competidores podem utilizar todas as outras partes do boi, menos essas duas”. Aí a competição não será somente de técnica e sabor, mas também de criatividade.

A comissão responsável por dar as pontuações será formada por 12 jurados, sendo 6 chefs de cozinha e 6 convidados. Os nomes serão divulgados apenas no dia do festival.

O vencedor da etapa será aquele que conseguir a melhor soma de notas das quatro categorias. E então a equipe vai receber o título de Mestre Churrasqueiro do 1º Osasco BBQ Festival. O título não é pouca coisa não. Quem ganhar vai garantir seu espaço no livro de receitas da AChB – WBQA Brasil, que será editado no final deste ano, e disputar a etapa final que vai escolher qual equipe irá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Churrasco que acontece em outubro, em Limerick, na Irlanda.

O Campeonato Paulista de Churrasco ainda vai passar por Carapicuíba, Araçariguama, São Paulo e Franco da Rocha, mas os eventos ainda não têm datas definidas.

O primeiro Osasco Barbecue Festival está sancionado pela WBQA – World Barbecue Association, e será realizado pela Associação dos Churrasqueiros do Brasil.

O estacionamento da prefeitura fica na Rua Narciso Sturlini, altura do nº 300, no Centro de Osasco. Mais informações pelo telefone (11) 99162-2130.

Por Gabriela ZabottoWebdiario