Idosos acima de 80 anos vão receber terceira dose de vacina em Cotia

A partir de segunda-feira (20), a terceira dose da vacina contra o coronavírus começa a ser aplicada nos idosos com idade a partir de 80 anos (que tomaram a 2ª dose ou a dose única há pelo menos 6 meses), nas UBS – Unidades Básicas de Saúde, sem agendamento. O atendimento será por ordem de chegada, basta comparecer à UBS mais próxima da residência.

A partir do dia 20/09, também começam a ser vacinadas com a dose adicional do imunizante as pessoas com alto grau de imunossupressão (pelo menos 28 dias após a última dose recebida – 2ª dose ou dose única) [saiba mais abaixo]. Para receber a dose adicional todos deverão apresentar o cartão de vacina da 1ª e 2ª dose (ou dose única) recebida em Cotia, além de documento oficial com foto e CPF e comprovante de endereço. O imunizante que será utilizado dependerá da disponibilidade das vacinas enviadas pelo Governo do Estado ao município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o calendário de aplicação da dose adicional para as demais faixas etárias será divulgado à medida que o Estado liberar as doses para o município.

Saiba o que é alto grau de imunossupressão:
1- Imunodeficiência primária grave.
2- Quimioterapia para câncer.
3- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
4- Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3.
5- Uso de corticóides em doses =20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por =14 dias.
6- Uso de drogas modificadoras da resposta imune*.
7- Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise).
8- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

* Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).