Ibiúna: No embalo de que poderá se candidatar em 2016, Bello anuncia “pacotão” de obras

O advogado do prefeito Fábio Bello (PMDB), Francisco Festa, o mesmo que trabalhou para sua recondução à prefeitura, afinal confirmada por cinco votos a dois no Tribunal Superior Eleitoral – TSE em  outubro de 2014, tem assegurado ao seu cliente [há mais de doze anos] que ele poderá ser candidato em 2016, em conversas particulares. Mais uma vez, seus argumentos se baseiam em seu conhecimento das leis eleitorais, assim como das jurisprudências pertinentes e dos vieses legais que, às vezes, parecem ser tirados do fundo da cartola.

Festa tem mesmo assegurado a Bello de modo convincente quanto às suas chances de concorrer, o que poderá, caso sua candidatura se concretize, ser uma pauleira para seus adversários, sejam lá quais forem. Aparentemente, pode contar com um mínimo de quinze mil votos (teve pouco mais de dezenove mil em 2012) – num colégio eleitoral de 58 mil eleitores -, e está prometendo realizar cem obras a partir de agora, um número cabalístico – para fazer volume impressionante – que abrange essa soma e que, a rigor, precisa ser conferida com acurácia e qualificada, caso a caso.

Na verdade, pretende-se dizer que poderiam ser duzentas ou trezentas, dependendo do critério classificatório. Uma reforma completa na famigerada rodoviária de Ibiúna pode ter o mesmo peso da construção de um posto da GCM anexo à rodoviária, aliás de gosto e proporção discutíveis? Não se pode tirar o mérito da inauguração da Casa da Gestante, que ainda não tivemos oportunidade de conhecer, mas não se pode compará-la com a pintura feita no Hospital Municipal notoriamente de baixa qualidade.

Seria interessante que o prefeito instalasse um painel interativo no saguão do Paço Municipal contendo – de forma numerada de um a cem – todas as obras previstas, suas localizações, seus perfis específicos [novas, adaptações, reformas, etc.] e respectivos valores, fornecedores, forma de contrato, de modo que a população pudesse visitar virtualmente cada uma delas e lhe conceder os devidos méritos. Essa medida seria um avanço nas relações entre o Executivo e os munícipes e, também, uma demonstração de respeito à inteligência dos cidadãos. E, mais: os interessados por obras específicas, por exemplo, recapeamento de uma determinada estrada ou construção ou reforma de uma escola pudessem ser acompanhadas de modo objetivo.

É preciso lembrar que o atual prefeito já cumpriu dois mandatos, além de ter sido vereador, e foi, até agora, o único que conseguiu eleger-se pela terceira vez, o que lhe assegura temporalmente ter ocupado a cadeira de prefeito por pelo menos doze anos [precisaria fazer as contas do atual mandado entrecortado com o entra-e-sai de prefeito]. Na verdade, Bello governou a cidade por três meses – de 6 de setembro de 2013 a 5 de dezembro de 2013 e agora, como retornou no dia 3 de outubro de 2014 e irá cumprir o mandato até o final, no dia 31 de dezembro de 2016, isso deve dar um total, portanto, de dezessete meses. Pouco tempo administrativo, temos de convir.

Bello de fato está trabalhando, sobretudo pelo estímulo da vitória no TSE, com a possibilidade de concorrer diretamente ao que que seria o inusitado quatro mandato, o que seria motivo de profunda reflexão política por parte da sociedade ibiunense, em face do fenômeno chamado continuísmo no poder.

Correligionários próximos do prefeito sustentam que se ele sair, ganha, pois não creem que poderia surgir uma candidatura “estelar” que tivesse um tal brilho próprio, a ponto de ofuscar um estilo que muitos chamam de “carismático”. Bello tem forte penetração na área rural e ali se encontra a maior parcela dos eleitores [64% do total]. Até o presente momento não se configurou nenhum nome que preencha esse atributo, o que poderá se revelar a partir de março do próximo ano, quando deverão estar definidas todas as filiações quanto o controle da massa partidária.

Em última hipótese, caso Festa seja surpreendido em sua estratégia jurídica, então o atual prefeito apoiaria alguém de sua confiança para disputar o Executivo, mas isso é algo que somente poderá ser conferido mais para frente. Esse “pacotão” de obras anunciado contempla as duas possibilidades. O atual prefeito quer deixar uma impressão marcante nas mentes e corações dos ibiunenses. Se conseguirá, só o tempo dirá.

Por Carlos Rossini – site Revista Vitrine Ibiúna